Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos da Juventude: Hugo Calderano é bronze no tênis de mesa

20/08/2014 08h56

Jogos da Juventude: Hugo Calderano é bronze no tênis de mesa

Revelação brasileira faz história ao subir ao pódio em Nanquim, na China. Agora, ele parte para outro desafio: morar e treinar na Alemanha

Da categoria júnior, Hugo Calderano só tem a idade, 18 anos. O mesatenista brasileiro está entre os melhores do país no adulto e vem evoluindo no cenário mundial. Terceiro no ranking internacional sub-18, Calderano entrou para a história do tênis de mesa nacional ao conquistar, nesta quarta-feira (20.08), a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, na China. Ele chegou ao pódio depois de vencer Heng-Wei Yang, de Taipei, por 4 sets a 2, com parciais de 11/9, 11/8, 11/9, 9/11, 9/11 e 12/10.

A medalha é fruto de muito trabalho, já que o carioca se prepara desde 2011 para esse o momento histórico. “Eu estava me preparando para essa conquista desde que fiquei sabendo que a idade para competir em Nanquim tinha aumentado. Quando soube que iria jogar, a minha meta sempre foi a medalha. Era o meu sonho conquistar uma medalha olímpica. Quando a competição foi se aproximando eu vi que estava mais perto de concretizar”, comemorou o atleta.

Breno Barros/ME
Breno Barros/ME#Hugo Calderano posa com a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014: orgulho pelo pódio no Oriente
Hugo Calderano posa com a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014: orgulho pelo pódio no Oriente

O bronze no esporte que conta com o domínio dos asiáticos é consequência de muito trabalho, investimentos, esforço e talento. Focado nos treinos, são nove anos e meio dedicados ao esporte.  “Estou feliz por ser um brasileiro, em que o esporte não tem tanto tradição, e ganhar na casa dos melhores do mundo”, ressaltou Calderano.

Mais Jogos da Juventude

» Quarteto misto dá a primeira medalha ao Brasil na China

» Judoca brilha e conquista ouro para o Brasil em Nanquim

» Edival Marques conquista o ouro no taekwondo

» Matheus Santana conquista a prata nos 50m

» Brasil é prata no hipismo com Bianca Rodrigues

Faltam menos de dois anos para os Jogos do Rio 2016. Um dos técnicos da equipe brasileira, o cubano Francisco Arado de Armas, ressalta que o caminho é longo e que o jogador estará melhor preparado para as edições de 2020 e 2024. “Calderano está no bom caminho. É só o começo da carreira. Ele foi muito forte e conseguiu jogar o melhor nível. O resultado é fruto de trabalho de uma equipe grande. Muitas pessoas estão ao redor de Calderano contribuindo para a evolução do jogador. A consequência é a medalha olímpica de hoje”, destaca o cubano.

Resultados

O tênis de mesa é uma das provas mais difíceis dos Jogos Olímpicos da Juventude, com atletas que figuram entre os melhores do mundo na categoria adulta. O brasileiro jogou seis partidas antes de chegar até à disputa do bronze.

Calderano venceu o argentino Fermin Tenti, por 3 x 1, na primeira partida. Em seguida, o brasileiro venceu o Elias Ranefur da Suécia, também por 3 x 1. Contra o australiano Dominic Huang passou fácil, por 3 x 0.

Divulgação CBTM
Divulgação CBTM#De mudança para a Alemanha, Calderano defenderá o clube Ochsenhausen na liga mais forte da Europa: oportunidade para elevar seu nível técnico
De mudança para a Alemanha, Calderano defenderá o clube Ochsenhausen na liga mais forte da Europa: oportunidade para elevar seu nível técnico

A partida contra o tailandês Padasak Tanviriyavechakul foi apertada. O brasileiro venceu por 4 x 3. No jogo seguinte, contra o polonês Patryk Zatowka, Calderano venceu também por 4 x 3. A única derrota do atleta foi na semifinal. Hugo Calderano foi superado pelo japonês Yuto Muramatsu, por 4 x 1.

Na disputa pelo bronze, o brasileiro começou muito bem. Confiante, chegou a abrir a vantagem de 3 sets a 0. Heng-Wei Yang começou a reação no quarto set. O atleta de Taipei chegou a abrir mais de quatro pontos de vantagem e fechou o tempo por 11/9. No quinto, o brasileiro também foi superado por 11/9. O sexto set foi o mais equilibrado da partida. Hugo começou atrás e conseguiu empatar em 7/7. A medalha veio quando o brasileiro fechou o placar em 12/10.

Futuro

Após os Jogos de Nanquim 2014, o brasileiro vai encarar outro grande desafio na carreira. O carioca vai mudar de país. Ele deixará São Caetano do Sul, em São Paulo, onde treina com outros jogadores da Seleção Brasileira, e partirá para Alemanha, onde vai defender o clube Ochsenhausen. Hugo disputará a liga mais forte da Europa na temporada 2014/2015 e, assim, deverá elevar ainda mais seu nível técnico, o que o ajudará na reta final de preparação para os Jogos do Rio 2016. 

Na Alemanha, Hugo Calderano contará com a companhia de três brasileiros: Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Vitor Ishii.

Breno Barros, de Nanquim, na China – Ascom Ministério do Esporte

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras do tênis de mesa? Então clique aqui