Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos da Juventude: Judoca brilha e conquista ouro para o Brasil em Nanquim

18/08/2014 09h26

Jogos da Juventude: Judoca brilha e conquista ouro para o Brasil em Nanquim

A judoca Layana Colman, de 17 anos, derrota rival búlgara e vai ao topo do pódio na categoria até 52kg na China

A judoca brasileira Layana Colman, de 17 anos, mostrou a força do judô feminino nacional nesta segunda-feira (18.08) nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. No único dia da participação brasileira no judô individual, ela venceu a atleta da Bulgária Betina Temelkova e conquistou a medalha de ouro para o Brasil na categoria até 52kg.

Breno Barros/ME
Breno Barros/ME#Layana Colman posa com a medalha dourada conquistada em Nanquim, na China
Layana Colman posa com a medalha dourada conquistada em Nanquim, na China

“Para mim o resultado foi a consequência do trabalho bem feito. Não foi fácil, pois tive que abdicar de muita coisa. Ser jovem e atleta não é fácil. Estou muito feliz por ter conseguido o que eu queria, que era o pódio”, comemorou a judoca. 

A jovem não escondeu a emoção ao lembrar da sua família e do técnico Igor Rocha, que torceram no Brasil. “Eles nunca desistem de mim. Quando estou mal ou bem eles estão juntos.  Eu vi uma foto deles torcendo por mim e não aguentei.  Ainda bem que eu consegui dar esse orgulho para eles”, disse Layana, emocionada.

Mais Jogos da Juventude

» Quarteto misto dá a primeira medalha ao Brasil na China

» Edival Marques conquista o ouro no taekwondo

» Matheus Santana conquista a prata nos 50m

» Hugo Calderano é bronze no tênis de mesa

» Brasil é prata no hipismo com Bianca Rodrigues

No Ginásio Longjiang, o caminho até a medalha de ouro foi duro. Na primeira luta, a brasileira venceu a atleta da Guatemala Karla Lorenzana. No segundo combate Layana passou pela sueca Nellie Einstein. Já na semifinal, com uma luta acirrada contra a atleta Mariam Janashvili, da Geórgia, a judoca ganhou por duas punições.

Fotos: Breno Barros/ME
Fotos: Breno Barros/ME#Layana Colman em ação nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014
Layana Colman em ação nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014

Antes do ouro nas Olimpíadas da Juventude, o maior resultado da carreira da brasileira era a medalha de bronze no Campeonato Mundial sub-18 de 2013, disputado nos Estados Unidos. Na última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, o Brasil conquistou a medalha de prata com Flávia Gomes.

Brasil perde no masculino

No masculino, o brasileiro José Basile, de 16 anos, caiu na repescagem na categoria até 81kg. O brasileiro perdeu por um detalhe para Salim Farukhi, do Tajiquistão. “Estava lutando bem. Cheguei a ficar na frente, mas ele dominou e eu errei. Serve como experiência para sentir como é uma Olimpíada. Achei a competição muito diferente de outras em que eu já competi. A vila olímpica é coisa de outro mundo”, disse o brasileiro.

O judoca conta no currículo dois Campeonatos Mundiais, mas nunca tinha vivenciado uma experiência como nos Jogos de Nanquim. “Mesmo lutando em uma categoria acima eu estava confiante. Eu fiz bons treinos no exterior e senti que faltou acertar algumas coisas. Fica a experiência para não cometer mais os erros”, completou. 

Na primeira luta, o judoca venceu o atleta de Mônaco Nicolas Grinda, por ippon. No segundo combate, Basile foi superado pelo russo Mikhail Igolnikov. Na repescagem, o judoca estava vencendo o combate por um wazari e foi surpreendido por Salim Farukhi, com um ippon por finalização.

Os brasileiros voltam ao tatame no dia 21 de agosto nas lutas por equipe. Os combates serão formados por equipes multinacionais e com judocas de ambos os sexos.

Na terra do judô

Antes de chegar à China, os dois judocas brasileiros participaram de um período de aclimatação no Japão. No Centro Olímpico do Japão, os jovens tiveram a oportunidade de treinar no maior dojô do mundo. “A preparação no Japão me deu mais força de vontade. Treinar lá é muito difícil. Foi muito bom para melhorar a minha cabeça para chegar aqui e brigar por uma medalha”, revelou Layana Colman.

Breno Barros, de Nanquim, na China – Ascom – Ministério do Esporte

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras do judô? Então clique aqui