Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos da Juventude: Edival Marques conquista o ouro no taekwondo

19/08/2014 11h36

Jogos da Juventude: Edival Marques conquista o ouro no taekwondo

Atual campeão mundial juvenil faturou a medalha dourada para o Brasil na categoria até 63 kg

Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COBNanquim (China) - O paraibano Edival Marques, de 16 anos, chegou aos Jogos Olímpicos da Juventude em Naquim, na China, como favorito. Atual campeão Mundial Juvenil de taekwondo na categoria até 63kg, o lutador correspondeu às expectativas e garantiu o terceiro pódio nacional na competição. O brasileiro venceu o mexicano José Rodriguez em uma luta apertada, por 7 a 6, e conquistou a medalha de ouro.

“Quando eu comecei a praticar o taekwondo, eu admirava os atletas que chegavam até as grandes competições. Sempre foi o meu sonho também. Ver que consegui ser o melhor no juvenil, com essa medalha olímpica e o ouro no mundial, é uma felicidade imensa. Vou levar esse dia por toda a minha vida”, disse Edival.

Apesar da pouca idade, Edival é um atleta experiente. Começou a treinar aos 6 anos e aos 9 já era faixa preta. O brasileiro chegou à China conhecendo os adversários. O atleta considera o ouro das Olimpíadas o primeiro passo de uma carreira longa no esporte. No próximo ano, Edival sobe mais um degrau e vai passar para a categoria adulta.

Caminho até o ouro

O primeiro combate do Edival foi nas quartas de final. O atleta venceu Eduard Frankford, da Áustria, por 15 a 4. Na semifinal, o atleta enfrentou o britânico Christian Mcneish. A luta foi tensa até o final, mesmo com o brasileiro sempre na vantagem. No primeiro round, o lutador ganhou por 4 a 2. O britânico tentou, mas não conseguiu atingir o brasileiro na cabeça para diminuir a vantagem. O segundo round ficou em 10 a 5. A luta terminou com a vitória brasileira por 12 a 6.

Mais Jogos da Juventude

» Quarteto misto dá a primeira medalha ao Brasil na China

» Judoca brilha e conquista ouro para o Brasil em Nanquim

» Matheus Santana conquista a prata nos 50m

» Hugo Calderano é bronze no tênis de mesa

» Brasil é prata no hipismo com Bianca Rodrigues

O México é uma das escolas tradicionais de taekwondo. A luta foi acirrada do começo ao fim. O primeiro round terminou com a vitória do brasileiro por 3 a 1. No segundo, José Rodriguez empatou o combate em 3 a 3. No tempo final, o brasileiro venceu a luta nos segundos finais, por 7 a 6.  

“Eu sabia que seria uma luta difícil. Eu venho acompanhando o mexicano desde o pré-olímpico. Quando eu vi que ele estava na outra chave, eu sabia que era um dos grandes concorrentes”, analisou Edival.

Assista ao vídeo abaixo para ouvir uma mensagem de agradecimento de Edival Marques após o ouro na China:

Breno Barros, de Nanquim (China) - Ministério do Esporte

» Saiba mais sobre o taekwondo acessando a página da modalidade no Brasil 2016

» Revelação, Edival Marques vai treinar com Guilherme Dias