Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Paralimpíadas Rio 2016 / Modalidades / Vôlei sentado

Vôlei sentado

 Foto: Marcio Rodrigues/CPB

História

O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda. Em Toronto-1976 apareceu como exibição.

Quando entrou no programa paraolímpico, o vôlei sentado dividia espaço com a modalidade disputada em pé. Após 24 anos compartilhando os holofotes, a modalidade ganhou destaque de vez a partir dos Jogos de Atenas-2004, quando o vôlei paraolímpico passou a ser disputado apenas com os atletas sentados.

Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

As provas

Masculino e feminino.

Classificação

O sistema de classificação funcional do voleibol é dividido, portanto, entre amputados e les autres. Para amputados, são nove classes básicas baseadas nos seguintes códigos:

AK
Acima ou através da articulação do joelho (above knee)

BK
Abaixo do joelho, mas através ou acima da articulação tálus-calcanear (below knee)

AE
Acima ou através da articulação do cotovelo (above elbow)

BE
Abaixo do cotovelo, mas através ou acima da articulação do pulso (below elbow)

Classe A1
Duplo AK

Classe A2
AK Simples

Classe A3
Duplo BK

Classe A4
BK Simples

Classe A5
Duplo AE

Classe A6
AE Simples

Classe A7
Duplo BE

Classe A8
BE Simples

Classe A9
Amputações combinadas de membros inferiores e superiores

Em les autres são enquadradas pessoas com alguma deficiência locomotora. Atletas pertencentes a categorias de amputados, paralisados cerebrais ou afetados na medula espinhal (paratetra-pólio) podem participar de alguns eventos pela classificação les autres.

Curiosidades


Mulheres só em Atenas

Entre os Jogos de Arnhem-1980 e Sidney-2000, apenas os homens participaram das disputas do vôlei sentado. A estreia das mulheres só ocorreu nos Jogos de Atenas-2004. Naquele ano, seis equipes brigaram pelas primeiras medalhas femininas da modalidade. O ouro ficou com a China, que venceu a Holanda por 3 sets a 1 na final. As holandesas conquistaram a prata. Já o bronze foi para os Estados Unidos, que derrotaram a Eslovênia também por 3 sets a 1.

O Brasil não participou do vôlei sentado feminino até as Paraolimpíadas de Londres-2012. As brasileiras caíram justamente no grupo da China e dos Estados Unidos e acabaram eliminadas na primeira fase. A seleção verde e amarelo, no entanto, venceu a Grã-Bretanha e a Eslovênia para ficar com a 5ª posição em sua estreia paraolímpica.

Acesse também

Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD)
Site: www.abvp.com.br 
E-mail: