Toronto-1976

Momento histórico

O egípcio Metwali Ahmed Khadr foi o maior campeão das Paraolimpíadas de Toronto, tendo conquistado quatro medalhas de ouro em provas de atletismo. Quem também se destacou foi o mexicano Eusébio Valdez, que, no atletismo, faturou cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Já o canadense Arnold Boldt, aos 18 anos e com uma perna amputada, venceu no salto em altura com a marca de 1,86m e também triunfou no salto em distância, com a marca de 2,96m.

Primeira medalha

Também foi na edição de Toronto que o Brasil conquistou sua primeira medalha em Paraolimpíadas. A dupla formada por Robson Almeida e Luiz Carlos Costa ficou com a prata no Lawn Bowls, um esporte semelhante à bocha.

Classificação por total de medalhas

* Robson Almeida e Luiz Carlos Costa conquistaram a prata no Lawn Bowls

 

Você sabia?

Foi na edição de 1976, em Toronto, que os atletas amputados ou com comprometimento visual puderam disputar as Paraolimpíadas pela primeira vez. No total, 261 amputados e 187 atletas com comprometimento visual disputaram os Jogos. No entanto, a competição foi marcada por muitos boicotes, já que vários países se recusaram a competir devido à participação da África do Sul, que mantinha, àquela época, o regime de segregação racial do Apartheid.