Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Paralimpíadas Rio 2016 / Edições anteriores / Barcelona-1992

Barcelona-1992

Momento histórico

Quando desembarcou em Barcelona, a nadadora norte-americana Trischa Zorn já tinha no currículo 22 medalhas de ouro, conquistadas nas Paraolimpíadas de 1980 e 1984. Entretanto, apesar de todo o sucesso, ela não se acomodou na Espanha. Pelo contrário. Ela deixou Barcelona com mais 10 medalhas de ouro e duas de prata na conta.

Além de Trischa, o nadador norte-americano Bart Dodson também se destacou, com oito medalhas de ouro em provas de atletismo e natação. A nadadora norte-americana Elizabeth Scott também fez bonito ao faturar sete medalhas douradas.

Shutterstock
Shutterstock # Montjuic Olympic Stadium, em Barcelona
Montjuic Olympic Stadium, em Barcelona

 

Classificação por total de medalhas

* Os atletas da antiga União Soviética, que havia sido desmembrada, competiram juntos no chamado “Unifield Team”.
** OURO – Atletismo Ádria Rocha Santos (100m rasos classe B2); Luiz Cláudio Pereira (arremesso de peso classe THW4); e Suely Guimarães (lançamento de disco classe THW7) BRONZE – Atletismo Sebastião da Costa Neto (club classe C6) – Natação Eduardo Wanderley (50m borboleta classes S3 e S4); Genezi Alves de Andrade (50m costas classe S3); Ivanildo Vasconcelos (200m medley classe SM5)

 

Você sabia?

As Paraolimpíadas de Barcelona se transformaram em um evento de grande apelo junto ao público. Na cerimônia de abertura, 65 mil pessoas acompanharam a festa no Montjuic Olympic Stadium. Nos 12 dias de competições, o público somou 1,5 milhão de pessoas. A audiência acumulada da tevê estimou em 7 milhões o número de pessoas que acompanharam as Paraolimpíadas em vários países.