Você está aqui: Página Inicial / País-Sede / Saúde e prevenção

Saúde e prevenção

Estrutura reforçada e monitoramento permanente 

 

O Ministério da Saúde trabalha em parceria com os estados e demais municípios onde haverá competições (Rio de Janeiro e cidades do futebol) para aprimorar a infraestrutura e a organização dos serviços públicos do setor, com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. As iniciativas incluem a montagem de um centro de operações para atuar em situações de emergência e auxiliar na organização da rede de assistência, e também a entrega de novas ambulâncias, que após o evento serão utilizadas na renovação da frota do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Rio de Janeiro e em outras cidades do País.

O Centro Integrado de Operação Conjunta da Saúde (CIOCS) foi instalado desde o início dos eventos-teste. Essa experiência foi crucial durante a Copa  do  Mundo  2014  para  o  monitoramento  de  informações  nos  estados  e municípios e a organização da rede de assistência à saúde. O CIOCS, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, monitora as situações de risco, a demanda por atendimento e vigilância sanitária, além de dar respostas coordenadas com as secretarias de saúde locais durante grandes eventos. O instrumento foi ativado em eventos como Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo. 

Aplicativo

Com base no sucesso alcançado no projeto “Saúde na Copa”, o Ministério da Saúde está desenvolvendo um aplicativo de vigilância participativa, em parceria com a ONG norte-americana Skoll Global Threats Fund (SGTF), que reúne esforços para erradicar pandemias na era moderna. A ferramenta irá possibilitar que a população ajude a monitorar os eventos em saúde, além de acompanhar orientações sobre cuidados de saúde e verificar os serviços próximos. No primeiro semestre de 2016, o aplicativo passará a contar com um módulo temático relacionado às Olimpíadas.

A ferramenta é destinada a todos os brasileiros e estrangeiros que queiram ajudar os técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) a mapear a ocorrência de sintomas de doenças similares em determinadas localidades e, com isso, permitir que seja possível a adoção de providências necessárias para informar e proteger a população de forma ágil. O aplicativo estará disponível para os principais sistemas operacionais de dispositivos móveis (iOS, Android e Windows Phone). Desenvolvido em código livre, ele será doado ao SUS para que as secretarias de saúde dos estados e municípios possam adequá-lo e utilizá-lo de acordo com o interesse público, ao final do projeto. Os usuários poderão realizar o download gratuito e a participação é voluntária e anônima.

Outra iniciativa na área é a atualização da página na internet voltada para o viajante (www.saude.gov.br/viajante), com informações para prevenção de saúde. No setor de vigilância, estão sendo intensificadas as ações de prevenção de doenças transmissíveis como dengue, chikungunya, vírus zika, HIV/AIDS, DSTs, influenza, sarampo e ebola. Além disso, serão realizadas ações de vigilância em serviços de saúde e de alimentação e em portos, aeroportos e passagens de fronteira.

Fonte: Ministério da Saúde