Você está aqui: Página Inicial / País-Sede / Relações exteriores

Relações exteriores

Apoio a visitantes estrangeiros e cooperação internacional

 

Para acolher os turistas que desembarcarão no Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem reforçado a estrutura de seus 227 Postos no exterior. O objetivo é agilizar a emissão de vistos e cooperar com órgãos de segurança e serviços consulares estrangeiros. Por sua vez, cidadãos estrangeiros vinculados à realização dos Jogos, credenciados pelo Comitê Olímpico Internacional, não precisam de visto (Ato Olímpico, Lei 12.035/2009) para entrar no país. Além disso, cabe ao Itamaraty organizar atividades de protocolo e cerimonial em apoio à recepção de chefes de Estado e de Governo, da Família Olímpica e de outras autoridades.

O MRE vem distribuindo periodicamente material audiovisual e informações atualizadas aos postos e à mídia em todo o mundo. Destaca-se, ainda, a estreita coordenação com o Comitê Organizador Rio-2016, não apenas em matéria de comunicação e assuntos institucionais, mas também com vistas a assegurar que a concessão de vistos para os participantes dos Jogos, sobretudo aos atletas e demais membros da chamada "Família Olímpica e Paraolímpica Internacional" (membros do COI, dos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais, e Federações Nacionais), ocorra de forma ágil.

Um aspecto importante relativo à realização de megaeventos esportivos no Brasil é o fortalecimento do viés cooperativo do governo e da política externa brasileira em relação aos seus parceiros. O Brasil tem hoje, em vigor, cerca de 60 acordos de cooperação em esportes, que envolvem grandes potências olímpicas, como Rússia e China, e também com países em desenvolvimento, como países de América Latina, África e Ásia. Especificamente no que diz respeito à organização de megaeventos esportivos, o Brasil celebrou acordos de cooperação com a África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, EUA e Reino Unido.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores