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Turismo e promoção

Melhorias nos serviços e na infraestrutura

 

Por meio do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Governo Federal tem desenvolvido uma série de ações relacionadas ao setor, com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. As iniciativas incluem aspectos como facilitação de viagens para os turistas, ações integradas de promoção, qualificação profissional, estudos e pesquisas, sinalização turística, além de sustentabilidade e acessibilidade.

A expectativa é de que entre 300 mil e 500 mil visitantes estrangeiros visitem o Brasil antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, os eventos internacionais realizados desde 2007, como os Jogos Pan-Americanos, a Rio+20, a Copa das Confederações, os Jogos Militares, a Copa do Mundo e, agora, as Olimpíadas, elevaram o patamar do país a nível mundial.

"O Brasil tomou uma posição política e institucional muito forte. Com o Rio 2016, nós vamos aumentar o fluxo de turistas nacionais e bater os recordes com visitantes internacionais. Os grandes eventos são oportunidades únicas de entrada do país na grande competitividade do setor no mercado internacional", destaca Lummertz.

Casa Brasil

O turista terá a oportunidade de conhecer a “Casa Brasil”, espaço dedicado para informações multissetoriais durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. No local, que ocupará uma área do Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, o visitante também contará com dados sobre cultura, destinos e produtos turísticos brasileiros. A iniciativa é uma parceria entre a Embratur e outros órgãos do governo federal.  

Facilitação de viagens

O Governo Federal trabalha no sentido da facilitação/isenção de vistos para os principais mercados emissores de turistas para o Brasil. Em dezembro de 2015, foi publicada no Diário Oficial da União a isenção de vistos para turistas da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão, entre 1º de junho e 18 de setembro de 2016. A decisão saiu em portaria conjunta dos ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores.

Os visitantes desses países poderão permanecer no Brasil por até 90 dias. A expectativa do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, é que a medida aumente em 20% a visita de turistas dessas nacionalidades.

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Ações de promoção

O objetivo do setor é estabelecer uma estratégia articulada de gerenciamento da imagem Brasil no mundo, potencializada pela agenda olímpica e paralímpica. A articulação é feita pelo Ministério do Turismo em conjunto com outros órgãos e entidades da administração pública federal.

Em suas feiras, campanhas e ações de promoção do Brasil no exterior, a Embratur tem divulgado diversos destinos e produtos turísticos nacionais, para que os visitantes estrangeiros desfrutem dos cartões postais cariocas e também conheçam outras cidades brasileiras. Somente na Copa do Mundo de 2014, o Brasil recebeu um milhão de visitantes estrangeiros, que gastaram US$ 1,5 bilhão durante a competição.

No dia 5 de agosto de 2015, data que marcou um ano para a abertura dos Jogos Rio 2016, a Embratur convidou oficialmente turistas de todo o mundo para virem ao Brasil acompanhar o megaevento, por meio de participação em edição especial do Today Show - um dos programas mais populares da TV norte-americana, com audiência de cinco milhões de telespectadores. A gravação foi ao ar nos Estados Unidos. Em outubro do ano passado, o presidente Lummertz participou, junto com a presidente Dilma Rousseff, os ministros do Turismo, Henrique Alves, e do Esporte, George Hilton, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do lançamento do Ano Olímpico para o Turismo.

Visando posicionar o Brasil no segmento de eventos e exaltar a diversidade e capacidade para captação da Olimpíada e Paralimpíada, o portal MICE da Embratur (www.visitbrasil.com/mice) foi reformulado. O usuário passou a contar com informações detalhadas sobre as cidades brasileiras que receberão os Jogos. Mais fácil de navegar, a plataforma oferece dados sobre eventos, centros de pesquisa relacionados, acessibilidade, infraestrutura e clima. MICE é a sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições).

"Todas as nossas iniciativas buscam contribuir para o legado que ficará para as próximas gerações: a imagem do Brasil consolidada como uma nação pronta para ser uma das cinco maiores economias do planeta", afirma Lummertz.

Qualificação

O Governo projeta qualificar 9 mil pessoas ligadas ao setor de turismo, com destaque para profissionais do Rio de Janeiro e das cidades do futebol (Brasília, Manaus, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte).

Estudos e pesquisas 

O Ministério do Turismo realizará, no período dos Jogos Olímpicos, três pesquisas: com turistas internacionais, domésticos e jornalistas estrangeiros. Esses estudos têm como objetivo conhecer a demanda nacional e internacional, além de investigar a imagem do Brasil junto aos profissionais de imprensa.

Em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo de futebol, uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou índices bastante positivos quanto à experiência dos turistas estrangeiros no país. Entre os mais de 6,6 mil visitantes entrevistados, 95% afirmaram querer voltar ao Brasil; 61% ainda não conheciam o país e elogiaram os serviços de infraestrutura e turismo; 92% avaliaram positivamente a segurança pública; 98% consideraram positivos o atendimento e a receptividade; e 92,3% tinham como principal motivação da viagem participar da Copa.

Sustentabilidade e acessibilidade

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o MTur atuará, durante os Jogos 2016, no projeto Brasil Orgânico & Sustentável (MDS), voltado à promoção de produtos da agricultura familiar. E junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Ministério deve atuar no projeto Passaporte Verde, que tem foco em padrões sustentáveis de produção e consumo. Além disso, considera a participação em iniciativas ligadas à acessibilidade para o turismo, com objetivo de promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística na cidade do Rio de Janeiro. 

Sinalização

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, atua na sinalização turística do Rio de Janeiro, com o propósito de facilitar a locomoção do visitante e melhorar a experiência turística na cidade-sede dos Jogos. A previsão é de que sejam instaladas 500 placas.

Fontes: Ministério do Turismo e Embratur