Você está aqui: Página Inicial / País-Sede / Educação

Educação

 

Mais esporte nas escolas

 

O Ministério da Educação formalizou parceria com o Comitê Organizador Rio 2016 para levar o projeto Transforma aos professores das redes pública e particular de ensino em todo o Brasil. Com isso, esses profissionais de educação poderão dispor de uma plataforma digital que oferecerá cursos e capacitações, com o objetivo de ampliar a variedade de desportos nas escolas. 

Criado  em  2014,  o  Transforma,  programa  de  educação  dos  Jogos  Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, está presente em mais de 2 mil escolas nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e no Distrito Federal. Em um ano de projeto, diversas escolas já introduziram, nas aulas de educação física, esportes pouco praticados no Brasil, como hóquei sobre grama, rúgbi e goalball.

O Transforma oferece, de forma gratuita, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades sobre a história, a simbologia e os valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. No Rio de Janeiro, o programa já integra o sistema de políticas públicas municipais.

As  atividades  do  Transforma  vão  além  da  escola,  com  a  realização  de  festivais esportivos, que permitem que o público em geral experimente novos esportes. Nesses festivais, atletas profissionais se apresentam ao público, aumentando a interação entre esportistas e população, e reforçando o clima de confraternização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.