Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Edições anteriores / Helsinque-1952

Helsinque-1952

Momento histórico

Hensinque testemunhou um feito incrível no atletismo que até hoje ninguém conseguiu igualar. Emil Zatopek, que competia pela antiga Tchecoslováquia (país que deu origem às atuais República Tcheca e Eslováquia) e que já havia vencido a prova dos 10.000m em Londres-1948, repetiu o feito em Helsinque e ainda faturou o ouro nos 5.000m e na maratona, tornando-se o único, até hoje, a vencer as três provas em uma mesma edição dos Jogos.

Shutterstock

 

Classificação por total de medalhas

* O Brasil conquistou a medalha de ouro no salto triplo, com Adhemar Ferreira da Silva, e foi bronze nos 1.500m da natação, com Tetsuo Okamoto, e no salto em altura, com José Telles da Conceição

Você sabia?

Os Jogos de Helsinque marcaram o início de uma rivalidade olímpica histórica, que teve como pano de fundo a propaganda política. A competição foi a primeira a contar com a participação da delegação da União Soviética, que passou a usar suas conquistas como instrumento para ressaltar a supremacia dos ideais comunistas em relação aos pregados pelo capitalismo. Além disso, a edição marcou a primeira participação de Israel e pela primeira vez as mulheres competiram contra os homens na prova de adestramento do hipismo.