Atenas-2004

Momento histórico

Foi em Atenas que o mundo conheceu o supernadador norte-americano Michael Phelps, que brilhou na Grécia e, depois, tornou-se o maior atleta olímpico de todos os tempos. Em Atenas, ele faturou seis medalhas de ouro e duas de bronze, abrindo caminho para seu recorde de 22 medalhas olímpicas. Outro momento marcante ocorreu na maratona, quando o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, então líder da prova, foi agarrado e puxado para fora da pista por um irlandês perturbado chamado Cornelius Horan. Vanderlei ainda conseguiu voltar à competição e conquistar a medalha de bronze.

#Vanderlei Cordeiro de Lima: espírito esportivo diante de um momento dramático na maratona
Vanderlei Cordeiro de Lima: espírito esportivo diante de um momento dramático na maratona

#O norte-americano Michael Phelps: apresentação de gala em Atenas foi apenas uma prévia do que estava por vir
O norte-americano Michael Phelps: apresentação de gala em Atenas foi apenas uma prévia do que estava por vir

Classificação por total de medalhas

* As medalhas de ouro foram conquistadas com a Seleção Brasileira de vôlei masculino; na vela, com Robert Scheidt, classe Laser, e Marcelo Bastos Ferreira e Torben Schmidt Grael, classe Star; no hipismo, com Rodrigo de Paula Pessoa, salto individual; e no vôlei de praia, com Ricardo Alex Costa Santos e Emanuel Fernando Scheffer Rego. As medalhas de prata vieram com a Seleção Brasileira de futebol feminino e no vôlei de praia, com Adriana Brandão Behar e Shelda Kelly Bruno Bede. Os bronzes foram conquistados no atletismo, com Vanderlei Cordeiro de Lima, maratona, e no judô, com Leandro Marques Guilheiro e Flávio Vianna de Ulhôa Canto

Você sabia?

No retorno dos Jogos a Atenas, o berço da competição, o Comitê Olímpico Internacional comemorou o recorde de 201 países presentes ao evento. Duas nações, Kiribati, um minúsculo país da Micronésia e Polinésia, com população de pouco mais de 100 mil habitantes, e Timor Leste participaram das Olimpíadas pela primeira vez.