Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Edições anteriores / Antuérpia-1920

Antuérpia-1920

Momento histórico

Quem mais se destacou nos Jogos da Antuérpia foi o italiano Nedo Nadi, que faturou cinco medalhas de ouro na esgrima (três em provas individuais – espada, florete e sabre – e duas em provas por equipes). Entre as mulheres, a sensação foi a norte-americana Ethelda Bleibtrey, ouro na natação nos 100m, 300m e revezamento 4x100m livre.

Shutterstock

Shutterstock#A bela cidade belga da Antuérpia recebeu os Jogos em 1920

A bela cidade belga da Antuérpia recebeu os Jogos em 1920

Classificação por total de medalhas

* Todas as medalhas do Brasil foram conquistadas no tiro esportivo. Guilherme Paraense foi ouro no tiro rápido individual, Afrânio Antônio da Costa ganhou prata na pistola livre individual, e o time formado por Afrânio Antônio da Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf assegurou o bronze na pistola livre por equipe

Você sabia?

A competição na Antuérpia teve a estreia brasileira e apresentou ao mundo pela primeira vez a bandeira olímpica, com seus famosos cinco anéis representando a união dos povos dos cinco continentes. Além disso, foi nesta edição que, pela primeira vez, um atleta prestou o juramento olímpico. O atirador sueco Oscar Swahn, então com 72 anos, conquistou uma medalha de prata e até hoje é o mais velho competidor a ter subido ao pódio olímpico.