Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Yane Marques avança à final do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Moscou

Pentatlo moderno

27/05/2016 10h12

Pentatlo moderno

Yane Marques avança à final do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Moscou

Bronze no torneio em 2015 e vice-campeã mundial em 2013, a pernambucana se garantiu entre as 36 finalistas que brigarão pelo pódio nesta sexta-feira

A pouco mais de dois meses dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 a pernambucana Yane Marques disputa, nesta sexta-feira (27.5), em Moscou, na Rússia, aquela que promete ser a grande prévia para as Olimpíadas no Brasil. A brasileira avançou para a final do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno e hoje tenta chegar ao pódio da competição pela terceira vez na carreira, já que no ano passado ela garantiu o bronze e, em 2013, foi vice-campeã mundial.

Na qualificação feminina do torneio da Rússia, disputada na quarta-feira (25.5), a brasileira ficou em 14º ao somar 1.057 pontos dentre 75 pentatletas, de 29 países. O evento também contou com outras duas brasileiras na disputa, que ficaram de fora da final desta sexta: Priscila Oliveira foi a 66ª, com 967 pontos; e Larissa Lellys a 69ª (954). Todas as competidoras encararam as disputas da qualificação feminina do Mundial da Rússia no lendário Estádio Olímpico de Moscou, que foi uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 1980.

Yane Marques: Brasileira tenta, em Moscou, chegar ao terceiro pódio da carreira em Campeonatos Mundiais. Foto: Getty Images

Na esgrima, Yane fez o quarto melhor desempenho, vencendo 16 duelos com a espada e somando 250 pontos. Na natação, a pernambucana cravou o 12º tempo, nadando os 200 metros estilo livre em 2min14s33, que lhe asseguraram 297 pontos. No evento combinado de tiro a laser e corrida, ela completou as quatro séries de cinco acertos no alvo intercaladas com 800 metros de corrida em 61º (510).

O hipismo não foi disputado já que ele só entra na programação das finais dos eventos de Pentatlo Moderno.

Vaga olímpica

Yane volta em ação no Mundial de Moscou nesta sexta como uma das 36 finalistas dos 18 países representados na grande decisão. Entre os presentes, Bielorrússia, China, França, Alemanha, Hungria e Rússia são os que mais têm representantes na final: três cada.

A final do Mundial de 2016 reunirá cinco medalhistas olímpicas: além de Yane, a alemã Lena Shoneborn (ouro em Pequim 2008), a lituana Lausa Asadauskaite (ouro em Londres 2012), a inglesa Samantha Muarry (prata em Londres) e a letã Elena Rublevska (prata em Atenas 2004) estão na disputa.

Também estarão presentes a atual vice-campeã Mundial, a chinesa Qian Chen; a atual campeã da Final da Copa do Mundo, a húngara Zsofia Foldhazi; as atuais campeã e medalhista de bronze do torneio Campeão dos Campeões, a alemã Annika Schleu e a lituana Gintare Venckauskaite, respectivamente; a atual vice-campeã da Kremlin Cup, a húngara Sarolta Kovacs; e a medalhista de bronze do Mundial de 2013, a russa Donata Rimsaite,

Além das medalhas de ouro, prata e bronze em jogo, a final desta sexta-feira também vai distribuir três vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, para as três primeiras colocadas.

Brasileiros ficaram na qualificação

Diferentemente da disputa feminina, a final masculina do Mundial de Moscou não vai contar com nenhum brasileiro. Nesta quinta-feira (26.5), o país teve três representantes na qualificação que definiu os 36 representantes da decisão entre os homens, que será disputada neste sábado (28.5).

Na qualificação competiram 96 pentatletas, de 34 países. O melhor brasileiro foi o carioca Danilo Fagundes, que ficou em 57º, com 1.116 pontos. O pernambucano Felipe Nascimento foi o 80º (1.069), enquanto o paulista Enrico Ortolani foi o 94º (999).

Danilo e Felipe também estão na briga por uma vaga do Pentatlo Moderno em Rio 2016, seja pelo ranking mundial de 1º de junho, que vai definir os últimos classificados, ou ocupando a vaga que o Brasil tem direito por ser o país-sede das Olimpíadas.

Entre os seis brasileiros que vão participar do Mundial da Rússia, Felipe foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Ele também faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira, como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ela, Larissa, Priscila e Felipe também recebem a Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. O trio feminino ainda está no Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Calendário do Mundial de Moscou

Sexta-feira (27.5) - Final feminina
Sábado (28.5) - Final masculina
Domingo (29.5) - Revezamento misto

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno