Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wrestling conhece campeões nacionais e define oito atletas para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

Lutas

20/05/2019 12h02

Wrestling

Wrestling conhece campeões nacionais e define oito atletas para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

Campeonato Brasileiro de Wrestling bate recorde de participantes e tem como destaques retorno de Aline Silva, duelo entre Joice e Lais, e títulos de Angelo Moreira e Antoine Jaoude

O Campeonato Brasileiro de Wrestling 2019, disputado na Arena 1, do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, definiu os nomes dos oito dos nove atletas que irão representar o Brasil durante os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Angelo Moreira no estilo greco-romano até 77kg, Daniel Nascimento até 57kg e Antoine Jaoude até 125kg no estilo livre; Kamila Barbosa até 50kg, Camila Fama até 53kg, Giullia Penalber até 57kg, Lais Nunes até 62kg e Aline Silva até 76kg.

Aline Silva vai defender o Brasil na categoria até 76kg nos Jogos Pan. Foto: Caio Baptista/CBW

A última vaga brasileira para Lima será decidida entre Joilson Júnior e Kenedy Pedrosa. Joilson ganhou os Jogos Sul-americanos e classificou a categoria até 67kg do estilo greco-romano, mas não pode lutar o Brasileiro por motivos médicos. Joilson fará uma seletiva contra o campeão nacional Kenedy para definir quem vai ficar com o último lugar na delegação brasileira para os Jogos da capital peruana.

O torneio marcou o retorno de Aline Silva, ouro até 76kg, que ficou um ano de fora das competições nacionais. Primeiro por causa de uma trombose e depois porque passou por uma cirurgia no joelho direito. "Foi muito especial voltar, conquistar o título Brasileiro, confirmar a vaga que conquistei nos Jogos Sul-americanos e poder ver que ainda sou a mesma Aline de sempre. Neste momento preciso lutar o máximo de torneios possíveis antes dos Jogos Pan-americanos e ainda esta semana vou viajar para Itália para disputar o torneio Internacional de Sassari", afirmou a vice-campeã mundial em 2014 e atleta olímpica dos Jogos Rio 2016.

A campeã dos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, Joice Silva, também retornou. Depois de uma pausa de dois anos na carreira para ser mãe, a carioca regressou aos tapetes na divisão até 62kg e enfrentou a atual campeã pan-americana de wrestling e quinta colocada do ranking mundial, Lais Nunes. Um verdadeiro duelo de campeãs, vencido por Lais pelo placar de 9 a 7 depois da goiana radicada em São Paulo quase sofrer o encostamento. No fim do combate as duras foram bastante aplaudidas pelos presentes.

Entre os homens, o destaque ficou por conta de Antoine Jaoude. Aos 42 anos, Jaoude venceu Davi Albino na categoria até 125kg. Davi, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto na categoria até 97kg, trocou de peso e estilo para disputar o Brasileiro. Antoine venceu os dois combates que teve contra Davi, 4 a 3 e 4 a 1 e assegurou a vaga. Angelo Moreira conquistou o décimo título nacional e também confirmou a sua primeira participação nos Jogos Pan-americanos na divisão até 77kg do estilo greco-romano.

"É difícil se manter no topo de uma categoria por dez anos e atribuo isso aos esforços do treino. Em 2011, antes da seletiva para os Jogos de Guadalajara, estourei o peso e acabei não indo para aquela competição. A classificação para Lima é algo muito especial e fruto de dedicação e amor ao esporte", disse o mineiro Angelo.

Aline, Angelo, Antoine, Giullia, Kamila e Lais confirmaram seus lugares em Lima com o título nacional. Já em duas categorias, os atletas que conquistaram a vaga nos Jogos Pan-americanos tiveram que decidir a vaga em uma seletiva realizada logo após o encerramento do Brasileiro. Gracyenne Helena, até então titular na categoria até 53kg, viu Camila Fama ser campeã nacional. Na seletiva melhor de três, Camila venceu e vai representar o Brasil em Lima. Já o amazonense Daniel Nascimento, viu o conterrâneo David Moreira conquistar o campeonato na categoria até 57kg do estilo livre. Na seletiva para a vaga dos Jogos Pan-americanos, Daniel venceu a melhor de três contra David por 2 a 0 e manteve a titularidade na divisão de peso.

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling