Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wagner Domingos bate recorde sul-americano no lançamento de martelo e faz índice olímpico

Atletismo

20/06/2016 14h33

Rio 2016

Wagner Domingos bate recorde sul-americano no lançamento de martelo e faz índice olímpico

O atleta, conhecido como Montanha, atingiu a marca de 78,63m em campeonato na Eslovênia, e leva o Brasil de volta à prova nos Jogos após 84 anos

O técnico Kevo e Montanha (d). Foto: Divulgação/CBAt

O pernambucano Wagner Domingos, o Montanha, bateu o recorde sul-americano e conquistou o índice olímpico no lançamento de martelo, neste domingo (dia 19.06), no Meeting de Celje, na Eslovênia. Ele marcou 78,63 m, superando os 77 metros exigidos para o Rio 2016. Com isso, o Brasil voltará a ter um representante nos Jogos, o que não acontecia desde que Carmine Di Giorgi disputou a prova em Los Angeles 1932.

Com a marca, Montanha também quebrou seu próprio recorde brasileiro, que era 76,12 m e fora estabelecido no último dia 15, em Zagreb, na Croácia. O recorde sul-americano, também quebrado pelo pernambucano, era de 76,42 m e pertencia ao argentino Juan Cerra desde 2006.

"Estou muito feliz pelo recorde e por garantir a participação na Olimpíada, principalmente porque os Jogos serão no Brasil", disse Montanha. "Agora volto ao Brasil no dia 26 e aí vou disputar o Troféu Brasil. Depois quero voltar para cá, para finalizar minha preparação para a Olimpíada", completou.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo