Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wada libera Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem para a Rio 2016

Atletismo

20/07/2016 17h53

LBCD

Wada libera Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem para a Rio 2016

LBCD vai realizar cerca de 6 mil análises durante os megaeventos. Em agosto, cerca de 300 profissionais trabalharão em três turnos para garantir resultados em até 24 horas

lbcd_fm--13.jpg
Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem. Foto: Francisco Medeiros/ brasil2016.gov.br

O Ministério do Esporte e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) informaram, por meio dos seus sites, terem recebido com satisfação a notícia de que a Agência Mundial Antidopagem (Wada) decidiu, nesta quarta-feira (20.07), levantar a suspensão provisória que havia imposto no último dia 24 de junho ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A nota da agência é assinada por Sir Craig Reedie, presidente Comitê Executivo da Wada. A decisão tem efeito imediato.

» Leia a íntegra da carta

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o secretário nacional da ABCD, Rogério Sampaio, acompanharam nas últimas semanas, ao lado do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o processo de auditoria e de revisão de procedimentos empreendido pela Wada, realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho. Segundo o ministro, a confirmação do laboratório da UFRJ como instituição responsável pela realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 reforça a confiança do Ministério do Esporte e da ABCD no trabalho desempenhado pelo LBCD – com mais de 2,5 mil testes efetuados desde a inauguração – e no legado técnico-científico para a luta contra a dopagem no esporte.

Com a decisão, o LBCD segue os preparativos para realizar cerca de 6 mil análises durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, marca superior à dos Jogos de Londres, em 2012. Nas últimas semanas, o preparo logístico para as competições seguiu, segundo informações do próprio laboratório, sem alterações. Assim, está garantida a recepção de 89 colaboradores internacionais. Em agosto, cerca de 300 profissionais trabalharão em três turnos, para garantir resultados em até 24 horas.

"A reafirmação do credenciamento do LBCD confirma a qualidade científica internacional da UFRJ, expressa o reconhecimento da ciência brasileira e assegurará tranquilidade aos atletas que treinaram de modo disciplinado para as competições", afirmou o reitor da UFRJ, Roberto Leher.

"Tínhamos confiança de que a credibilidade científica da UFRJ seria mais uma vez reconhecida. Portanto, não alteramos o planejamento de trabalho, face ao enorme desafio logístico que se sobrepõe ao técnico-científico", disse o diretor do LBCD, professor Francisco Radler.

Estrutura

Com 5 mil metros quadrados de área útil, 85 equipamentos de grande porte e 200 máquinas auxiliares distribuídas em três andares, o LBCD repetirá a estratégia dos Jogos anteriores, recebendo diretores voluntários de outros laboratórios acreditados pela Wada. A vinda de especialistas de diversos países, somada à infraestrutura de ponta, fará do LBCD o laboratório mais moderno do mundo durante os Jogos.

Fundado em 1989, o antigo Labdop foi rebatizado como LBCD em 2014, quando passou por intensa modernização, com apoio dos Ministérios do Esporte e da Educação. O LBCD pertence ao Instituto de Química da UFRJ e é um dos oito laboratórios que integram o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), fundado em 1984. Foi o primeiro laboratório da América Latina e Caribe a receber acreditação para controle de dopagem.

Fontes: Ministério do Esporte, ABCD e UFRJ