Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vôlei brasileiro só conhecerá adversários do Rio 2016 na véspera dos Jogos

Volei

05/10/2015 17h44

Vôlei

Vôlei brasileiro só conhecerá adversários do Rio 2016 na véspera dos Jogos

Torneios classificatórios começam em outubro, mas definição dos 12 classificados só termina em junho do ano que vem

Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o vôlei brasileiro terá que aguardar mais um pouco para conhecer todos os seus possíveis adversários na competição. Por enquanto, apenas três das 12 vagas estão preenchidas no masculino e no feminino. O Brasil, por ser o país-sede, tem lugar assegurado. No masculino, Estados Unidos e Itália já têm vaga, enquanto no feminino China e Sérvia estão classificadas.

Braziliantripleblock.jpg
Brasil já está classificado no feminino e no masculino por ser o país-sede. Foto: FIVB

A definição das outras vagas começará ainda este ano. O primeiro torneio continental será o masculino da América do Sul, entre 7 e 11 de outubro, na Venezuela. Depois, entre 23 de dezembro e 10 de janeiro, será a vez da África e da América do Norte, Central e Caribe (NORCECA). Já o torneio europeu será realizado na primeira quinzena de janeiro, mesma época da disputa feminina do sul-americano.

Após a definição, será a vez do torneio da Ásia, que será aproveitado como competição mundial. Assim, além das três melhores seleções asiáticas, outros dois europeus, um sul-americano e um da NORCECA vão disputar mais três vagas. Campeão, vice e terceiro colocado vão ao Rio 2016, assim como a melhor seleção asiática.

A 12ª e última vaga para os Jogos Olímpicos será disputada em outro torneio intercontinental, realizado entre 14 de maio e 5 de junho do ano que vem. A competição reunirá duas seleções africanas, uma da América do Sul e outra da NORCECA. O campeão também se classifica para o Rio 2016.

Fonte: Federação Internacional de Vôlei