Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vítima de câncer, morre Jesús Morlán, técnico de Isaquias Queiroz

Canoagem

12/11/2018 11h09

LUTO

Vítima de câncer, morre Jesús Morlán, técnico de Isaquias Queiroz

Treinador espanhol lutou contra um tumor no cérebro desde novembro de 2016

Na manhã do último domingo (11.11), morreu, em Belo Horizonte (MG), aos 52 anos, o treinador da seleção brasileira de canoagem velocidade, Jesús Morlán, em consequência de um tumor no cérebro. Morlán foi diagnosticado com câncer cerebral em novembro de 2016. O treinador passou por uma cirurgia, além de intenso tratamento nos últimos anos com uso de quimioterapia e radioterapia, entre outras tentativas.

Considerado um dos maiores treinadores de todos os tempos, Jesús Morlán revolucionou a canoagem brasileira. O espanhol foi contratado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, sob seu comando, a modalidade alcançou resultados históricos, como as três medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, com Isaquias Queiroz e Erlon de Souza, além de 10 pódios em Mundiais.

Jesus_Morlan3x2.jpg
Isaquias, Jesús e Erlon: treinador conduziu o Brasil a medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foto: COB/Divulgação

Antes de liderar o Brasil, como treinador da equipe espanhola, Morlán levou o canoísta David Cal a conquistar cinco medalhas em Jogos Olímpicos (um ouro e quatro pratas) e a se tornar o atleta espanhol com mais medalhas olímpicas em toda história do país, além de outras dez em Campeonatos Mundiais.

O presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, lamentou profundamente o falecimento de Jesús Morlán, lembrando dos valores que conduziam o trabalho do treinador espanhol. "Nos deixou hoje uma pessoa insubstituível. Mais do que a perda de um excelente profissional, com uma competência diferenciada, que realizava um trabalho em alto nível defendendo a canoagem brasileira e liderando um projeto de sucesso, com uma metodologia criada por ele que gerou inúmeras conquistas esportivas para o esporte olímpico do nosso país, perdemos também um ser humano que conduzia seu trabalho sustentado na ética e nos valores morais e pessoais em que acreditava", afirmou Paulo Wanderley.

O diretor de esportes do COB, Jorge Bichara destacou a luta do treinador para melhorar a vida de seus atletas através do esporte. "Jesús sempre demonstrou uma atenção e preocupação enormes com o bem estar das pessoas que o cercavam e especialmente com a vida familiar e o futuro dos atletas que treinava. Lutou bravamente contra uma doença muito agressiva e sempre nos pediu para continuar orientando e liderando o time, e fazendo o que o deixava mais feliz ... e assim o fizemos", disse Bichara. "Neste momento temos que dar conforto a Tania, sua esposa, e a Sofia, sua filha, além de seus familiares e amigos na Espanha e no Brasil", completou o diretor de esportes do COB. A entidade decretou luto oficial por três dias, com a bandeira hasteada a meio-mastro.

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) também publicou uma nota de pesar: "Lamentamos o falecimento do técnico Jesús Morlán que, com seu trabalho e dedicação, conseguiu transformar a canoagem brasileira, levando nossos canoístas às medalhas olímpicas e aos melhores resultados da nossa história. Temos certeza de que o seu legado será mantido", disse João Tomasini Schwertner, presidente da confederação.

Fontes: Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)