Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vinicius Figueira está na final da etapa chinesa da Liga Mundial de caratê

Geral

07/12/2018 17h32

Caratê

Vinicius Figueira está na final da etapa chinesa da Liga Mundial de caratê

Medalhista de prata no Mundial de Madri, brasileiro disputará o ouro contra o egípcio Aly Ismail

Vice-campeão no Campeonato Mundial de Caratê disputado no início de novembro, em Madri, o paranaense Vinicius Figueira demonstrou mais uma vez estar em ótima fase. Na etapa da Liga Mundial da modalidade em Xangai, na China, o brasileiro garantiu vaga na final da categoria até 67kg, que reuniu 136 atletas de 50 países. Líder do ranking mundial, Vinicius vai disputar o ouro no domingo, contra o egípcio Aly Ismail. 

Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

No caminho até a decisão em Xangai, Vinicius superou o sérvio Stefan Joksic na estreia, por 1 x 0. Na sequência, eliminou o iraniano Amir Mehdizadeh na decisão da arbitragem, após empate em 0 x 0 na luta. Depois, deixou para trás o tailandês Songvut Muntaen por 1 x 0 nas oitavas de final. Bateu o iraniano Mohammad Bovan no desempate da arbitragem, nas quartas. Na semifinal, vitória sobre outro iraniano, Alireza Shirsefat, por 4 x 1.

O caratê é uma das modalidades que vai estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020. Com isso, passou a fazer parte do programa Bolsa Pódio, a categoria mais alta do Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Vinicius, de 27 anos, é um dos contemplados pelo benefício. Ele acumula duas medalhas em três mundiais disputados. Além da prata em Madri, foi bronze na edição de Bremen, na Alemanha, em 2014. O brasileiro ainda disputou o bronze em Linz, na Áustria, em 2016, mas acabou com a quinta posição.

Outra brasileira que se destacou na competição em Xangai foi Valéria Kumizaki. Ela chegou à semifinal da categoria até 55kg. Só foi derrotada pela japonesa Fumika Ishiai, por 2 x 0. Valéria vai disputar a medalha de bronze no domingo. 

Rededoesporte.gov.br