Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vila Sul-Americana pronta para receber mais de cinco mil pessoas, entre atletas e árbitros

Geral

21/05/2018 13h50

Cochabamba 2018

Vila Sul-Americana pronta para receber mais de cinco mil pessoas, entre atletas e árbitros

Estrutura na cidade boliviana tem 672 apartamentos em 14 blocos com 12 andares

Um total de 672 apartamentos, distribuídos em 14 blocos, cada um com 12 andares, além de um hotel para árbitros, uma pista de atletismo, um centro poliesportivo e um velódromo. Esse é um resumo do cardápio da Vila Sul-Americana, construída numa área de sete hectares e inaugurada na na região sul de Cochabamba. A cidade boliviana é sede dos Jogos Sul-Americanos, que serão disputados de 26 de maio a 8 de junho.

"Os atletas bolivianos recebem, com isso, o resultado de um desejo nosso muito aguardado. A partir de hoje podemos começar a sonhar com medalhas de ouro, prata e bronze, porque o país passa a ter a estrutura necessária para treinamentos e para receber competições internacionais", afirmou o ministro de Esportes da Bolívia, Tito Montaño. A ideia é que depois dos Jogos a estrutura, que custou cerca de R$ 64 milhões, se converta em um centro de formação e de treinamento esportivo.

Visão noturna dos prédios da Vila Sul-Americana, em Cochabamba. Foto: cochabamba2018.bo

Cada prédio do complexo tem 48 apartamentos, quatro por andar, cada um deles com três quartos, dois banheiros, instalações de gás, parte elétrica e aquecedores (a média de temperatura em Cochabamba em junho é de 13ºC). Os apartamentos contam com camas, mesas, cadeiras, armários com cabides e latas de lixo.

Os prédios levam os nomes dos 14 países que participam da Organização Esportiva Sul-Americana (Odesur): Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname Uruguai e Venezuela.

Dentro da vila há um terminal de ônibus para chegadas e partidas para os mais de quatro mil atletas que ficarão 14 dias no complexo. No prédio da Bolívia foi instalada uma policlínica com áreas de fisioterapia e cinesiologia, além da área de controle de dopagem.

A estrutura conta com áreas comuns e oferece diferentes tipos de serviço, como lavanderia, segurança, cozinha, área internacional para descanso e pontos para recreação dos atletas.

Arbitragem

O hotel para os árbitros da competição conta com 217 quartos duplos, 30 quartos para pessoas com deficiência e tem capacidade para 468 pessoas. Tem ginásio, área de massagem, sauna seca e a vapor, piscina, lavanderia, internet e áreas administrativas.

Segundo o governo boliviano, os prédios da vila serão revertidos em habitações sociais após os Jogos. O hotel de árbitros e oficiais vai se tornar um centro de alto rendimento. Foto: cochabamba.2018.bo

Poliesportivo

Entre as modalidades contempladas por estrutura esportiva na vila estão quadras de futebol de salão, basquete, vôlei, área para tênis de mesa, lutas, xadrez e outros esportes. O complexo tem, ainda, vestiários e cafeteria.

Pista de atletismo

Para treinamento do atletismo, há uma pista homologada pela Associação Internacional com oito raias e gaiola para lançamento de peso, martelo, disco e dardo. Conta também com um campo de futebol na área interna que pode ser adaptado para rúgbi e futebol americano.

Velódromo

Considerado um dos melhores da América do Sul, será homologado pela União Ciclística Internacional na categoria dois. É o único do gênero na Bolívia inteiramente coberto e com piso de madeira. A pista de 250 metros foi construída pela empresa mexicana Petra, com madeira importada da Finlândia. A estrutura tem capacidade para 900 espectadores.

Legado

Depois dos Jogos Sul-Americanos, o plano do governo da Bolívia é transformar os 14 prédios da Vila dos Atletas em habitações sociais e usar o hotel para juízes em um centro de alto rendimento para atletas.

Fonte: cochabamba2018.bo