Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Casa oficial dos atletas para os Jogos é entregue ao Rio 2016

Geral

15/06/2016 14h11

Por dentro das obras

Casa oficial dos atletas para os Jogos é entregue ao Rio 2016

Com capacidade para 17.950 pessoas, Vila Olímpica e Paralímpica tem 3604 apartamentos em 31 edifícios

copy_of_06152016_vila_atletas_1130.jpg
Integrantes do Governo Federal, da prefeitura do Rio e da Rio 2016 participaram do ato de entrega do complexo. Foto: Brasil2016.gov.br

A Vila dos Atletas foi entregue nesta quarta-feira (15.06) ao Comitê Rio 2016. Localizado na região oeste da cidade, próximo ao Parque Olímpico, o empreendimento terá capacidade para receber 17.950 atletas e integrantes de equipe técnica durante os Jogos, em 3604 apartamentos.

"Talvez este seja o equipamento que mais sintetize o espírito olímpico. O resumo do que é o mundo se encontrará aqui. Mas o resumo de um mundo que a gente desejaria. São todos os credos, todas as raças, todas as nações e as pessoas vivendo em harmonia e paz", disse o prefeito Eduardo Paes.

"Esta é definitivamente uma das vilas olímpicas mais bonitas que já vi. A vila é o coração dos Jogos. É daqui que a mensagem dos Jogos vai para os cariocas, para os brasileiros e para o mundo. Os atletas vão enfrentar uma das competições mais difíceis da vida deles e, ao mesmo tempo, vão conviver em paz e aqui, vão celebrar juntos e vão mandar uma mensagem de paz e respeito a todo o mundo", afirmou o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.


São 31 edifícios, e todos eles têm unidades adaptadas para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade. As portas são mais largas, os chuveiros são mais altos, os corredores mais amplos e os elevadores têm espaço para duas cadeiras de rodas ao mesmo tempo.

A vila foi incluída na Parceria Público Privada que viabilizou grande parte do Parque Olímpico e, desta forma, não contou com aporte de verba pública.

"As Olimpíadas servirão de inspiração e de modelo, mostrando que as parcerias público-privadas podem dar certo e podem ajudar o Brasil a recuperar, frente à comunidade internacional, a credibilidade e a sua confiança, fundamentais para a recuperação do país", destacou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

Cerca de 18 mil pessoas trabalharam na construção. Foram usados 430 mil metros cúbicos de concreto, equivalente a 215 piscinas olímpicas, e 43 mil toneladas de aço. A infraestrutura inclui ainda 360km de tubulações (água, esgoto e gás), 7,5 km de fios e cabos e 3,8km de ciclovias.

 

Sustentabilidade

A Vila dos Atletas ganhou pré-certificação LEED ND (ligada ao desenvolvimento de bairros), concedida pelo Green Building Council, entre outras certificações. O empreendimento tem 10 mil m2 de telhados verdes, que reduzem a sensação térmica, e conta com 75 placas solares para aquecimento da água. Além disso, cerca de 85% dos resíduos gerados na obra foram reaproveitados. Uma estação de tratamento permite ainda que a água que é usada para lavar as mãos e tomar banho seja reutilizada em vasos sanitários e na irrigação, gerando economia de cerca de 40% no consumo.

"Deixo já registrado o convite a todos para o dia 24 de julho, que será a data da abertura oficial para os atletas, quando as delegações estarão entrando, em uma cerimônia que vai nos dar um orgulho muito grande", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Organizador Rio 2016.

Brasil2016.gov.br, com informações da Prefeitura