Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vila Olímpica é oficialmente aberta para a chegada das delegações

Atletismo

24/07/2016 17h16

Rio 2016

Vila Olímpica é oficialmente aberta para a chegada das delegações

Atletas brasileiros de oito modalidades chegam ao local neste domingo. Autoridades afirmam que os ajustes necessários nos apartamentos serão realizados nos próximos dias

28412300262_27dd456625_k.jpg
Janeth, Nuzman e Paes cortam a fita na abertura oficial da Vila dos Atletas. Foto: Roberto Castro/ME

Casa dos atletas durante os Jogos Rio 2016, a Vila Olímpica está oficialmente aberta para a chegada das delegações. Neste domingo (24.7), o local já contava com algumas equipes instaladas e as fachadas dos prédios decoradas com bandeiras dos países. Ao todo, são 31 edifícios, com mais de 3,5 mil apartamentos, que abrigarão atletas e a comissão técnica de 206 nacionalidades.

Diante da crítica da delegação australiana em relação à situação dos apartamentos – o comitê do país apontou problemas de eletricidade e encanamento –, as autoridades brasileiras ressaltaram, na cerimônia deste domingo, que todos os ajustes necessários serão realizados. “Os problemas existem e serão resolvidos em 48 horas. É o máximo que a gente está prevendo para todos os ajustes”, afirmou Janeth Arcain, ex-jogadora de basquete e prefeita da Vila Olímpica.

“Esta aqui é, talvez, uma das melhores vilas da história dos Jogos Olímpicos. Ela é espetacular. São 31 edifícios, mais de 3.500 apartamentos, e é natural que os ajustes se tornem necessários. Temos mais de 10 dias para a cerimônia de abertura e esse trabalho de verificação já havia começado”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.

“A verificação foi feita. É natural que, quando comece a funcionar tudo que tem dentro dos apartamentos, apareçam os problemas. Todos os Jogos Olímpicos, todas as vilas tiveram problemas”, minimizou o dirigente. “Ontem tivemos uma reunião com os chefes de missão e explicamos que temos que pensar daqui para frente, procurar solucionar as questões e, com alegria, tê-los aqui”, acrescentou. “Os ajustes a serem feitos são internos, pequenos e têm todas as condições de estarem todos consertados em poucos dias”, enfatizou.

Com quatro edições dos Jogos Olímpicos no currículo e duas medalhas conquistadas (prata em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000), Janeth também fez questão de dizer que as vilas de Olimpíadas passadas apresentaram algum tipo de problema antes do início das competições. “Eu tive a felicidade de, toda vez que nós chegávamos à vila, já estarmos perto da cerimônia de abertura. Então, todo problema que tinha anteriormente já tinha sido resolvido, até pelo chefe de missão, mas havia, sim, os comentários”, contou.

“Tivemos vilas em que íamos treinar e chegávamos tarde porque o ônibus atrasava. Sempre tem um probleminha. O importante é que sejam resolvidos antes dos atletas começarem a competir. O atleta tem que estar em um lugar confortável, com tudo na hora e uma boa alimentação. Isso eles vão ter antes do início dos Jogos”, ressaltou.

Vila dos Atletas tem 31 edifícios, com mais de 3,5 mil apartamentos. Foto: Roberto Castro/ME

Ajustes

Presente à cerimônia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também encarou as críticas como naturais. “Acho que é legítima a reclamação deles e vamos fazer os ajustes necessários. A Austrália tem marcado desde o início a preparação dos Jogos por ser um dos países mais contundentes no seu amor ao Rio de Janeiro. Eu adoro Sydney e acho que eles fizeram Jogos incríveis. Agora a gente vai tentar devolver a eles todo talento dos Jogos que eles fizeram lá na Austrália”, comparou.

“Desafios nós vamos ter até o dia em que o último atleta for embora”, disse. “O Rio se preparou muito para esses Jogos e a vila é incrível. A gente está aqui para receber bem nossos visitantes. Os ajustes que tiverem que ser feitos, nós vamos arrumar. A gente quer que todos se sintam em casa”, acrescentou Paes.

Adaptações

Nuzman disse ainda que os países têm direito a fazer adaptações caso julguem necessidade. “Cada delegação é livre para fazer ajustes. O Brasil, quando vai a outros Jogos, também tem a atitude que se faz necessária para a sua delegação. A questão é de cada um, mas estamos aqui com equipes de obras e ajustes trabalhando”, afirmou.

O prédio da delegação brasileira, o de número 30, tem 18 andares e 72 apartamentos de 213m², com quatro quartos duplos e um individual, todos com suíte. A estrutura do edifício tem também área de convivência com televisores, videogames e jogos, e 60 bicicletas.

Atletas brasileiros de oito modalidades entram na Vila dos Atletas neste domingo: canoagem slalom, ciclismo pista, futebol feminino, ginástica artística masculina, levantamento de peso, hóquei sobre grama, tiro com arco e tiro esportivo. No total, a delegação brasileira terá 806 integrantes, sendo 465 atletas. Além dos primeiros brasileiros, esportistas de outras delegações também já estão na Vila, entre eles atletas da Alemanha e de Israel.    

Seleção Brasileira de hóquei sobre grama foi a primeira delegação do país a entrar na Vila. Foto: Roberto Castro/ME

Primeiros a chegar

A Seleção Brasileira de hóquei sobre grama foi a primeira delegação do país a entrar na Vila dos Atletas. Os jogadores, acompanhados da comissão técnica, chegaram ao local por volta das 10h30 deste domingo e ficaram encantados com o que viram. “É a primeira vez que a seleção brasileira de hóquei sobre grama participa da Olimpíada e, além do mais, nós somos a primeira delegação brasileira a entrar na Vila. Então para a gente tem sido uma sensação incrível, uma experiência inacreditável”, disse o jogador Bruno Mendonça.

Além da oportunidade de vivenciar o clima olímpico pela primeira vez, Bruno elogiou o apartamento e o prédio. “Entramos agora, deixamos nosso material lá e descemos para cá, mas já vimos que o nosso quarto está excelente, primeira linha. As camas são muito boas, o espaço no quarto é excelente, duas pessoas por quarto... É bom porque temos nossa privacidade e nos dá um descanso, que vai ser muito importante depois dos treinos”, afirmou.

O defensor da seleção brasileira de hóquei sobre grama reagiu com surpresa ao ser informado das reclamações de outras delegações em relação às acomodações na Vila dos Atletas. “Eles não devem ter tido sorte com o prédio deles, porque no meu está tudo excelente. Chegamos igual uma criança quando ganha presente, quer reparar em cada detalhe, e não há nada a reclamar: desde a entrada no hall, o elevador superconfortável, a entrada no quarto bem espaçosa, a mala não tem problema nenhum para passar na porta, acredito que no nosso prédio não devemos encontrar nenhum problema”.

Abertura Vila Olímpica

Ana Cláudia Felizola e Mateus Baeta – brasil2016.gov.br