Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Carateca Valéria Kumizaki será a porta-bandeira do Brasil

Geral

24/05/2018 17h32

Cochabamba 2018

Carateca Valéria Kumizaki será a porta-bandeira do Brasil

Cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos está marcada para sábado (26.05), em Cochabamba, na Bolívia

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

Em meio a surpresa, sorrisos e lágrimas, a carateca Valéria Kumizaki, de 33 anos, recebeu a notícia de que será a condutora da bandeira nacional durante a cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. Atual vice campeã mundial, Valéria figura entre as três melhores do planeta e marcou história após ser a primeira carateca nacional a conquistar o título dos Jogos Mundiais, disputados na Polônia, em 2017. A festa que marca o início da competição será no sábado (26.05), a partir das 20h (de Brasília), no estádio Félix Capriles.   

“Sou emotiva e fiquei com vontade de chorar de emoção. O anúncio me pegou de surpresa. É um privilégio carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura. Tenho certeza de que será um momento marcante na minha carreira”, disse. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24.05) pelo chefe de missão do Time Brasil, Marco La Porta, após a cerimônia de hasteamento da bandeira na Vila dos Atletas. 

Valéria em frente ao prédio do Time Brasil na Vila dos Atletas de Cochabamba. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br
“Sou emotiva e fiquei com vontade de chorar. O anúncio me pegou de surpresa. É um privilégio carregar a bandeira na abertura. Tenho certeza de que será um momento marcante na minha carreira”
Valéria Kumizaki

“A Valéria é uma atleta de altíssimo nível, uma das melhores do mundo no caratê. A escolha é também uma homenagem e um incentivo para todos os atletas das modalidades que farão a estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio”, disse La Porta.

A escolha da lutadora é emblemática. Com tradição milenar, o esporte vai estrear nos Jogos Olímpicos em Tóquio, no Japão, em 2020. Em Cochabamba, a paulista de Presidente Prudente subirá o primeiro degrau em busca do sonho olímpico. “Os atletas do caratê esperaram muito tempo para entrar nos Jogos Olímpicos. Estamos contentes com tudo o que está acontecendo com o nosso esporte. Estou ansiosa para lutar, porque aqui começa a corrida em busca de uma vaga em Tóquio 2020”, disse.

Valéria iniciou no caratê com idade avançada para os moldes do esporte de alto rendimento, aos 16 anos. Ela conta no currículo com importantes títulos internacionais. Foi campeã mundial júnior, em 2005, campeã do Circuito Mundial Premier League em 2013 e 2015 e vice-campeã mundial em 2016, na Áustria. A carateca ostenta ainda três pódios em Jogos Pan-Americanos: prata no Rio 2007, bronze em Guadalajara 2011 e ouro em Toronto 2015. “Vou com tudo para pegar mais uma medalha de ouro”.

2405_valeria_recebe_bandeira.jpg
Momento em que Valéria é anunciada pelo chefe de missão do Brasil como porta-bandeiras. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Na edição de 2010, a bandeira brasileira foi levada pela judoca Ketleyn Quadros, no evento disputado em Medelín, na Colômbia. Na edição seguinte, o campeão olímpico Arthur Zanetti carregou o símbolo nacional em Santiago 2014, no Chile. 

O Time Brasil em Cochabamba terá 316 atletas, em 35 modalidades. Os Jogos Sul-americanos serão realizados entre 26 de maio e 8 de junho, com aproximadamente 4.350 atletas de 14 países.

 

Confira mais fotos dos Jogos Sul-Americanos no Flickr do Ministério do Esporte

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

 

Breno Barros, de Cochabamba, na Bolívia - rededoesporte.gov.br