Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Valendo vaga no Rio 2016, começa o Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas

Esgriga paralímpica

25/05/2016 18h48

Em São Paulo

Valendo vaga no Rio 2016, começa o Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas

A competição, que reúne 40 atletas de seis países, é a última chance para os esgrimistas do continente conquistarem uma vaga direta nos Jogos Paralímpicos

São Paulo recebe a partir desta quinta-feira (26.05) o Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição reúne 40 atletas de seis países e ganha muita importância na temporada por ser a última chance para os esgrimistas do continente conquistarem uma vaga direta nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em setembro. A disputa se estende até o sábado (28.05) nas modalidades espada, florete e sabre, tanto masculino como feminino, nas categorias A (atletas com mobilidade total do tronco) e B (baixa mobilidade do tronco). As provas serão todas no Novotel Center Norte.

Com 18 esgrimistas competindo, o Brasil entra nas provas na esperança de classificar o máximo de atletas possível para os Jogos Paralímpicos. O país já será representado pelo medalhista de ouro em Londres 2012 Jovane Guissone, que tem lugar garantido por estar entre os quatro melhores do mundo na espada categoria B. “Nossas perspectivas são as melhores. Treinamos muito bem, conhecemos nossas possibilidades e dificuldades, mas acredito que teremos o que comemorar ao fim do Regional das Américas”, diz César Augusto Leiria, técnico-chefe da seleção brasileira.

César se mostra animado com as chances de mais brasileiros alcançarem a vaga para os Jogos. “Já temos o Jovane e ainda acho que são chances reais de mais três esgrimistas se garantirem aqui em São Paulo. Tanto no florete quanto na espada o Brasil tem atletas fortíssimos no continente, o que deixa a gente bem confiante para a competição em geral”, afirma.

No Regional das Américas, o campeão de cada arma, categoria e gênero pode assegurar o esperado lugar nas Paralimpíadas. Para isso, a disputa precisa contar com, no mínimo, cinco atletas de três países diferentes.

As provas começam nesta quinta-feira com as disputas na espada masculina das categorias A e B, florete feminino categoria A, e sabre masculino categoria B. Na sexta, é a vez dos torneios de florete masculino das categorias A e B, e espada feminina categoria A. No sábado, o Regional das Américas tem seu encerramento com as provas coletivas de florete e espada masculino.

Brasil participa do torneio com 18 esgrimistas. Foto: CPB

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro