Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União Internacional de Pentatlo Moderno define evento-teste para Tóquio

Pentatlo moderno

31/07/2017 18h17

Pentatlo moderno

União Internacional de Pentatlo Moderno define evento-teste para Tóquio

Final da Copa do Mundo em 2019 servirá de preparativo da modalidade para os próximos Jogos Olímpicos, que terão estádio reunindo as cinco provas do esporte

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acaba de bater o martelo sobre o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Em junho de 2019, 13 meses antes da abertura das próximas Olimpíadas, os principais pentatletas de todo o mundo estarão na capital japonesa para a final da Copa do Mundo daquele ano, que vai pôr à prova as instalações do esporte para o torneio na Ásia um ano depois.

pentatlo_tquio.jpg
Foto: UIPM/Divulgação

"Agora, nossa comunidade de Pentatlo Moderno tem um ótimo motivo para visitar Tóquio em 2019, na final da Copa do Mundo", destaca Klaus Schormann, presidente da UIPM.

Além de definir o evento-teste, a UIPM comemora o fato de, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o Pentatlo Moderno ter um estádio que reunirá as cinco modalidades do esporte: esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

"Não só estou confiante de que esta será uma final da Copa do Mundo muito bem organizada, que atenda ao padrão que se estabeleceu nos últimos anos, como também acredito que veremos um maravilhoso Estádio de Tóquio, com as cinco modalidades em um mesmo local, durante os Jogos Olímpicos de 2020", comemora Klaus.

As arenas do Pentatlo

Como é visto desde o Rio 2016, as disputas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos são realizadas durante dois dias: no primeiro, há apenas a esgrima tradicional, com todos os competidores duelando entre si; no dia seguinte, a final, rolam a natação, a esgrima bônus, o hipismo e o laser-run. São essas competições do segundo dia que serão realizadas no Estádio de Tóquio. A esgrima tradicional vai ocorrer no Musashino Forest Sport Plaza, que também vai sediar o badminton nos Jogos.

Assim como a Musashino Forest Sport Plaza, o Estádio de Tóquio estará localizado na região a 8 km de distância da Vila Olímpica. Com capacidade para 50 mil torcedores, ele também vai sediar partidas de futebol e rúgbi.

As Olimpíadas de Tóquio vão ser realizados de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Esta será a segunda vez que a capital japonesa sedia o torneio. Ela também foi anfitriã da competição em 1964.

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM)