Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Uma vida nas piscinas, por Edvaldo Valério

Natação

24/05/2016 14h42

Medium

Uma vida nas piscinas, por Edvaldo Valério

Medalhista de bronze em Sydney 2000 conta no Medium do Ministério do Esporte sua caminhada até a realização do sonho de participar dos Jogos Olímpicos

EdvaldoValerioarquivopessoal.jpeg
Edvaldo Valério começou a nadar aos três anos de idade. Foto: Arquivo Pessoal

Meu nome é Edvaldo Valério Silva Filho, nasci no dia 20 de abril de 78 em Salvador/BA. Comecei a nadar aos três anos de idade devido a problemas respiratórios e também por opção dos meus pais que resolveram me colocar numa atividade física. Eu digo que para a minha sorte eles escolheram a natação. Meu pai sempre teve contato com o esporte, participava de corridas rústicas, quando sempre me levava para acompanhá-lo e, com isso, acabei gostando do ambiente esportivo.

Aprendi a nadar num espaço chamado “Clube do Golfinho” que fica localizado no bairro onde moro até hoje. Quem me ensinou foi o professor Sidney Silva. Quando completei seis anos fui indicado por ele a ir para um clube mais profissional, pois desde cedo demonstrei facilidade e potencial na natação. Visto isso, meu pai resolveu me levar para nadar no Clube Olímpico, onde fui treinado dos seis até os 25 anos por Sergio Silva, um profissional muito conceituado, com uma família toda ligada à natação, o que fez com que ele se tornasse um renomado técnico da modalidade. Passei minha juventude toda ouvindo muitos conselhos e broncas, enfrentamos juntos muitos desafios, conquistas e fracassos.

Minha carreira não foi nada fácil. Encontrei inúmeras dificuldades e precisei contar com apoio e colaboração de diversos pais de outros atletas para participar de competições fora do estado. Apesar de todas as dificuldades, meus pais sempre me incentivaram a continuar no esporte. Talvez meu pai acreditasse mais do que eu que me tornaria um grande atleta. Graças a Deus ele estava certo e eu consegui obter títulos importantes e expressivos ao longo de uma carreira de 29 anos na natação profissional.

» Leia o artigo completo do nadador no Medium do Ministério do Esporte