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Mobilidade urbana
Última estação do trecho olímpico da Linha 4 do Metrô do Rio é entregue
A última das cinco estações do chamado trecho olímpico da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro foi entregue, nesta segunda-feira (25.07), no Leblon. A estação Jardim de Alah foi construída sob a avenida Ataulfo de Paiva e tem dois acessos com bicicletários: um na própria avenida, próximo à rua Almirante Pereira Guimarães, e outro na esquina da Ataulfo de Paiva com a avenida Borges de Medeiros. A previsão é de que 20 mil pessoas passem pela estação diariamente quando a operação da nova linha estiver plena.
Os vidros receberam tratamento especial com película antirresíduo, contribuindo para o conforto térmico, visibilidade e integração com o paisagismo do entorno. Há detalhes de acabamento como árvores de ferro recortado, placas de cerâmica para revestir tubulações, guarda-corpo de vidro e corrimão de aço inoxidável nas escadas fixas, com leitura em Braille.
A inauguração da Linha 4 será no próximo sábado (30.07). Na segunda-feira (01.08), vai ser aberta a profissionais credenciados para os Jogos Rio 2016. Durante o período da Olimpíada (5 a 21 de agosto), poderão usar a nova linha os torcedores com ingresso e que tenham adquirido o RioCard Olímpico. Os trens terão intervalos de 8 minutos, sendo possível transportar 11 mil pessoas por dia por sentido.
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Treinamento
De acordo com o secretário de estado de Transportes, Rodrigo Vieira, os testes na nova linha acabaram 15 dias atrás e o momento é de treinamento para os funcionários de plataforma e pilotos. Dos 15 trens, seis estão rodando na Linha 4, sendo quatro vazios e dois fazendo simulação de carga, com peso equivalente a 1.600 passageiros. Os demais continuam circulando nas linhas 1 e 2.
“Os pilotos estão treinando na nova linha. A cada 8 minutos já tem um trem circulando na Linha 4 para que os pilotos possam pegar o jeito da linha, o tempo de parada, aceleração e frenagem. Tudo vai sendo afinado. Já estamos fazendo em 16 minutos o trecho Ipanema e Barra. No dia da abertura, esse tempo já vai cair para 13, 14 minutos”, disse Rodrigo Vieira.
O secretário disse ainda que os funcionários do metrô receberam orientações antiterrorismo e destacou detalhes como as lixeiras das estações, que são translúcidas por questão de segurança. “Todos os cuidados foram tomados e os sistemas de monitoramento e filmagem já estão integrados com o centro de controle da concessionária MetrôRio. Os mesmos funcionários que estão acostumados a operar as linhas 1 e 2 recebem as imagens das plataformas (da Linha 4)”, explicou.Deslocamento para a Barra
Quem for do Centro e da Zona Sul até a Barra da Tijuca, poderá pegar a Linha 1 até a estação General Osório e trocar de plataforma para acessar a Linha 4, que tem as estações Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alah (Leblon), Antero de Quental (Leblon), São Conrado/Rocinha (São Conrado) e Jardim Oceânico (Barra). No Jardim Oceânico, há a integração com o BRT, e o espectador poderá acessar serviços especiais de ônibus que o levarão ao Parque Olímpico, Riocentro e Campo de Golfe.
“Ainda nesta semana nós apresentaremos o acesso Lagoa, que é o acesso à nova plataforma General Osório que incluirá o bairro da Lagoa no sistema metroviário no Rio. Essa nova plataforma receberá os trens da Linha 4”, disse Rodrigo Vieira
Cronograma
Entre 21 de agosto e 6 de setembro, haverá uma pausa no funcionamento para eventuais ajustes que forem identificados. Em 7 de setembro, data da abertura dos Jogos Paralímpicos, a nova linha volta a funcionar para os torcedores com ingresso e cartão olímpico até o fim do evento, em 18 de setembro. A partir do dia 19, a Linha 4 estará aberta à população das 11h às 15h, e o horário será expandido gradativamente, à medida que o intervalo entre os trens for diminuindo.
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do governo do estado que integra o Plano de Políticas Públicas para o legado dos Jogos Rio 2016, orçada em R$ 9,77 bilhões. Quando estiver em plena capacidade, a Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão necessários 13 minutos para ir da Barra a Ipanema, e 30 minutos para o trajeto Barra-Centro. O passageiro que acessar a Linha 1 ou a Linha 2 poderá andar na Linha 4, e vice-versa, pela mesma tarifa. A estação da Gávea, que falta para completar o projeto da nova linha, tem previsão de entrega para dezembro de 2017.
Metrô nos Jogos Olímpicos:
De 1 a 4 de agosto
. Linha 1: de 5h a 0h
. Linha 2: de 5h a 0h
. Linha 4: de 6h às 23h
De 5 a 21 de agosto
. Linha 1 (dias úteis e sábados: de 5h a 1h30/domingos e feriados: 6h30 a 1h30)
. Linha 2 (dias úteis e sábados: de 5h a 0h / domingos e feriados: 7h a 0h). Linha 4 (dias úteis e sábados: de 6h a 1h / domingos e feriados: de 7h a 1h)
Extensão de horário adicional
. Dias 5 e 21 de Agosto, todas as linhas (1, 2 e 4) funcionarão até as 2h
. Dias 6, 12 e 13 as linhas 1 e 4 funcionarão até as 2h.
Carol Delmazo, brasil2016,.gov.br