Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tsuboi e Jouti conquistam o título de duplas no Aberto da Eslovênia de tênis de mesa

Tenis de mesa

13/05/2019 08h48

Tênis de Mesa

Tsuboi e Jouti conquistam o título de duplas no Aberto da Eslovênia de tênis de mesa

Resultado ajuda a consolidar o trio que vai representar o Brasil no Pan de Lima. Brasileiros derrotaram na final parceria de Taiwan por 3 sets a 1 no torneio disputado em Otocec

A Eslovênia tem ares e ambientes que "dão liga" para Eric Jouti e Gustavo Tsuboi. Lá, a parceria brasileira já tinha se aproximado do topo do pódio no torneio de duplas em 2018, mas acabou batida na final da etapa Challenge do Circuito Mundial. Agora, em 2019, o dueto entre o canhoto Tsuboi e o destro Jouti renovou a crença no próprio potencial. Com quatro vitórias em quatro jogos e um saldo de 12 sets vencidos e um perdido (na decisão), eles conquistaram o ouro em Otocec.

Tsuboi e Jouti: título na Eslovênia e 'pontos importantes na corrida' pelas vagas na seleção que vai ao Pan de Lima. Foto: ITTF

A final foi diante de uma parceria de Taiwan formada por Chien-Tu Huang e Tai-Wei Wang, e terminou em 3 sets a 1 para os brasileiros, com parciais de 7/11, 11/7, 11/4 e 11/9, em 37 minutos de jogo. Os dois brasileiros fazem parte do programa Bolsa Atleta: Gustavo, na categoria Olímpica, e Eric, na categoria Internacional. 

"Foi importante conseguir esse título para o Brasil. Mostra a evolução do tênis de mesa brasileiro. Gustavo e Eric mostraram muita regularidade na parte tática e conseguiram manter o plano que se propuseram até o final. Temos que valorizar esses resultados para ganhar confiança e saber que podemos enfrentar o nível internacional de uma forma competitiva", afirmou Francisco Arado, o Paco, técnico da seleção masculina.

Mostra a evolução do tênis de mesa brasileiro. Gustavo e Eric mostraram muita regularidade na parte tática e conseguiram manter o plano que se propuseram até o final
Francisco Arado, técnico da seleção brasileira masculina

"É legal ver que nossa dupla está evoluindo. Estamos conseguindo nos comunicar melhor e combinar as jogadas. Nesse torneio conseguimos impor nosso estilo, que é agressivo, sem dar muitas chances aos adversários", afirmou Tsuboi, 37º do ranking mundial. "Ano passado batemos na trave, mas agora deu tudo certo no final. Dá um alívio também, né?", brincou Jouti, 68º no ranking da ITTF.

Tsuboi ressaltou, ainda, a presença do treinador como um dos diferenciais para o desempenho. "Foi fundamental para a gente conseguir mostrar o nosso melhor. Essencial para lutarmos ainda mais, para colocar a gente para cima na hora certa. Fez diferença", disse o brasileiro. Um dos momentos em que isso ficou claro, segundo os atletas, foi na decisão. Depois de perderem a primeira parcial, os brasileiros abriram vantagem no segundo set, mas viram os adversários se aproximarem. "Ali o Paco pediu tempo e conseguimos retornar mais calmos e confiantes para ajustar o ritmo e virar", analisou Jouti.

Na campanha para o título, antes da decisão, Tsuboi e Jouti deixaram pelo caminho os iranianos Amin Ahmadian e Miad Lotfijanabadi na semifinal, os sérvios Dimitrije Levajac e Zsolt Peto, nas quartas, e a parceria entre Yi-Hsin Feng e Tzu-Hsiang Hung, de Taiwan, na estreia. Sempre por 3 sets a 0.

Assim que terminou o torneio, os brasileiros já fizeram as malas para a Croácia. O próximo compromisso da seleção é o Aberto de Zagred, esta semana, entre os dias 14 e 18 de maio, com seis atletas. Além de Jouti e Tsuboi, estão inscritos na competição Thiago Monteiro, Caroline Kumahara, Bruna Takahashi e Jessica Yamada.

Tsuboi e Jouti em ação no Mundial de Budapeste, mês passado: sintonia em evolução. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Peneira para o Pan

"Estamos conseguindo nos comunicar melhor e combinar as jogadas. Nesse torneio conseguimos impor nosso estilo, que é agressivo, sem dar muitas chances aos adversários"
Gustavo Tsuboi

A fase europeia de competições é decisiva para os atletas nacionais. Até o fim da primeira quinzena de junho os técnicos Francisco Arado e Hugo Hoyama têm que definir o trio de atletas que representará o Brasil no masculino e no feminino nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. "É uma escolha técnica. Todos os eventos que eles disputam e a atuação deles nas próprias ligas têm importância. É uma boa concorrência", disse Paco.

Ainda que o ranking não seja pré-requisito, no masculino, Hugo Calderano, número oito do mundo, está garantido. Gustavo Tsuboi, no top 40, também tem boas chances de figurar no time. Assim, na prática, Eric Jouti (68º), Thiago Monteiro (71º) e Vitor Ishiy (131º) brigam por um terceiro posto na delegação.

Como conquistou o título de duplas e também chegou às quartas de final no individual na Eslovênia, Eric Jouti parece se consolidar na disputa, embora Thiago Monteiro tenha subido 20 posições na última listagem no ranking em função da participação no Campeonato Mundial.

No feminino, Bruna Takahashi, a melhor brasileira no ranking mundial, em 69º, larga na frente e tem vaga praticamente assegurada. Lin Gui, Jessica Yamada e Caroline Kumahara disputam as outras duas vagas.

Injeção pós-Mundial

O resultado na Eslovênia tem, ainda, um significado de retomada da confiança para Tsuboi e Jouti. Ambos saíram do Mundial de Tênis de Mesa, disputado na Hungria, em abril, com a sensação de que poderiam um tiquinho a mais. Tsuboi não encontrou em Budapeste a confiança que gostaria para render o tanto quanto poderia. Caiu na estreia da chave individual, entre os 128, diante do romeno Cristian Pletea. Eric Jouti viu uma vaga no grupo dos 32 melhores desenhada quando abriu 3 sets a 0 diante do austríaco Daniel Habehson, 30º do mundo, mas tomou a virada e acabou eliminado por 4 x 3.

Nas duplas, eles tinham potencial para chegar pelo menos às oitavas de final, mas tropeçaram em uma parceria de anfitriões, formada pelos húngaros Nandor Ecseki e Adam Szudi. Tsuboi e Jouti chegaram a vencer a primeira parcial com certa facilidade, por 11/5, mas tomaram a virada nos quatro sets seguintes e acabaram eliminados precocemente do torneio, em 36 minutos de jogo.

Gustavo Cunha, rededoesporte.gov.br