Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Troféu Brasil de saltos ornamentais, em Brasília, vale vagas para Mundial e Pan

Saltos ornamentais

19/03/2019 11h22

Saltos Ornamentais

Troféu Brasil de saltos ornamentais, em Brasília, vale vagas para Mundial e Pan

Competição tem início nesta quarta (20.03) no Centro de Excelência da Universidade de Brasília

A 49ª edição do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais tem início nesta quarta-feira (20.03) e segue até o dia 23.03, sábado. Para os atletas da modalidade, o torneio serve como última seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, para o Mundial de Esportes Aquáticos, na Coreia do Sul, e para o Grand Prix da Federação Internacional de Desportos Aquáticos (Fina).

Foto retrata em vários cliques com intervalos mínimos os múltiplos movimentos de um atleta dos saltos ornamentais antes de cair na piscina
Competição envolverá provas de plataforma e de trampolim de três metros e um metro. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br

Para os jogos Pan-Americanos, apenas oito atletas (quatro mulheres e quatro homens) vão compor o grupo classificados. Para o Mundial e para o Grand Prix, os saltadores podem garantir vaga nas provas não olímpicas de acordo com os índices. O cardápio da competição (confira abaixo) prevê provas individuais, por equipes e em duplas sincronizadas. As disputas serão nos trampolins de um metro e três metros e na plataforma de dez metros. 

“É a última oportunidade para os atletas atingirem o índice para as competições internacionais. A gente espera que eles estejam em condições de apresentar suas melhores performances”
Cassius Duran, supervisor de saltos ornamentais da CBDA 

De acordo com o supervisor de Saltos Ornamentais da CBDA, Cassius Duran, a competição terá um nível técnico alto, já que os atletas querem garantir suas vagas nos principais torneios da temporada. “É a principal competição nacional do ano. É a última oportunidade para os atletas atingirem o índice para as competições internacionais. Então, a gente espera que eles estejam em condições de apresentar suas melhores performances”, disse.

No plano da gestão, será a primeira competição em parceria entre a CBDA com a Saltos Brasil, instituição criada para o desenvolvimento da modalidade. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Moreira, a ação em conjunto contribuirá para o desenvolvimento do esporte no país. 

“Estamos felizes com a confiança da CBDA em nos dar essa responsabilidade de organizar a competição mais importante da modalidade. Acreditamos que essa parceria está começando bem e estamos fazendo de tudo para que ela se consolide e que possamos atuar em prol dos saltos ornamentais”, afirmou.

“Como o torneio funciona como seletiva para o Grand Prix, Jogos Pan-Americanos e Mundial, estamos começando com essa responsabilidade gigantesca e trabalhando duro para que tenhamos bons resultados na piscina e de organização”, completou.

Centro de Excelência em Saltos Ornamentais - Brasília

Centro de Excelência

O palco da competição é um dos principais legados de infraestrutura esportiva para o esportes aquáticos dos Jogos Rio 2016. O Centro de Excelência de saltos ornamentais foi inaugurado em março de 2014 e é considerado uma das melhores estruturas da América do Sul para aperfeiçoamento técnico e prática da modalidade. O equipamento recebeu R$ 1,9 milhão em investimentos federais. Os recursos foram usados em compra de equipamentos, manutenção e contratação de profissionais para a equipe multidisciplinar.

A instalação abriga desde os treinamentos da seleção brasileira até aulas para crianças a partir de oito anos – selecionadas por profissionais do projeto nas escolas do Distrito Federal. Atualmente, há um Termo de Execução Descentralizada (TED) ativo entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e a Universidade de Brasília (UnB), no valor de R$ 4,9 milhões, para garantir o funcionamento do centro e a manutenção do Núcleo Esportivo de Base.

Galeria de fotos (imagens em alta resolução, disponíveis para uso editorial gratuito)

Troféu Brasil de Saltos Ornamentais

 

PROGRAMAÇÃO

Quarta-Feira - 20.03
9h Cerimônia de Abertura
Prova 1 - 3m Masculino - Preliminar
Prova 2 - Plataforma Feminino – Preliminar

14h Prova 3 - 3m Masculino Final
Prova 4 - Plataforma Feminino Final
Prova 5 - 1m Masculino Final

Quinta-Feira - 21.03
9h Prova 6 - 3m Feminino Preliminar
Prova 7 - Plataforma Masculino Preliminar
14h Prova 8 - 3m Feminino Final
Prova 9 - Plataforma Masculino Final
Prova 10 - 1m Feminino Final

Sexta-Feira - 22.03
9:30h Prova 11 - 3m Masculino Sincronizado Final
Prova 12 - Plataforma Sincronizado Feminino Final
14h Prova 13 - 3m Feminino Sincronizado Final
Prova 14 - 3m Misto Final

Sábado - 23.03
9h30 Prova 15 - Plataforma Masculino Sincronizado Final
Prova 16 - Plataforma Misto Final
Prova 17 - Equipe Final

Fonte: Rededoesporte.gov.br, com informações da CBDA