Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Três eventos movimentam o Parque Olímpico da Barra neste fim de semana

Geral

07/07/2017 11h48

Legado olímpico

Três eventos movimentam o Parque Olímpico da Barra neste fim de semana

Tênis de mesa, futevôlei e demonstrações e clínicas esportivas são as atrações

Foto: AGLO

O Parque Olímpico da Barra recebe, neste fim de semana  (8 e 9 de julho), três eventos esportivos e sociais. A Arena Carioca 1 recebe o VI Circuito Interestadual de Tênis de Mesa. Mais de 500 atletas de alto rendimento olímpico e paralímpico, de vários estados, vão disputar a competição, além de jovens que praticam o tênis de mesa somente por lazer. Também está programado o torneio estudantil, restrito a participantes do Rio de Janeiro e que vale uma vaga para representar o estado no Campeonato Brasileiro. A quadra já recebeu o piso taraflex, específico para a modalidade, para garantir segurança e performance aos atletas.

No domingo (09.07), o evento tem presença confirmada de um dos principais nomes da modalidade no Brasil e que está entre os melhores do mundo. Hugo Calderano, 27º no ranking da Federação Internacional (ITTF), fará uma exibição especial e entregará brindes para a criançada no intervalo do torneio (das 13h às 14h). “Calderano é um dos grandes nomes do tênis de mesa mundial hoje em dia e acho que, desde que saiu do Rio, não participa de um evento da federação do Rio. Então, a expectativa é a melhor possível”, disse o presidente da Federação de Tênis de Mesa do Rio de Janeiro (FTMERJ), Pablo Ribeiro.

07072017_mesa_arena_carioca1.jpeg
Mesa dos Jogos Olímpicos pronta para uso na Arena Carioca 1. Foto: Cynthia Ribeiro/ME

Pablo destacou a onda de adesões que o esporte recebeu depois da Rio 2016. “Depois dos Jogos Olímpicos, houve um movimento grande no tênis de mesa em todo o Brasil e aqui no Rio não foi diferente. Temos diversos novos atletas treinando e alguns que voltaram a praticar. Está acontecendo uma renovação geral”.

As atividades deste fim de semana fazem parte de uma sequência de eventos programados para este ano pela Autoridade de Governança do Legado Olímpico - AGLO, responsável pela administração do Centro Olímpico de Tênis, do Velódromo e das Arenas Carioca 1 e 2.

“Mais de 10 eventos estão confirmados para este ano e outros 30 estão sendo negociados. Isso demonstra que a equipe AGLO tem colocado em prática o maior compromisso: de tornar o legado olímpico viável à utilização de toda a população num curto espaço de tempo”, afirmou Paulo Márcio Dias Mello, presidente da AGLO.

Velódromo

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, apresenta neste sábado (8.7), a partir das 10h, atividades de legado esportivo e social no Parque Olímpico da Barra. O evento será no Velódromo e contará com as presenças dos secretários nacionais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes, e de Esporte de Alto Rendimento, Rogério Sampaio.

“A ideia é mostrar para as crianças e responsáveis as atividades que serão realizadas no parque durante dois anos”
Leandro Fróes, secretário da Snelis

As ações são uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e contam com o apoio da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO). Neste sábado, as atividades atenderão a 450 crianças e jovens, com idades entre 6 e 21 anos, de áreas de vulnerabilidade social.

Os esportes ofertados serão apresentados entre 10h e 14h. Estão programadas demonstrações de lutas, como judô, jiu-jítsu, taekwondo, muay thai e caratê, em uma área coberta com um superdojo (cerca de 250 placas de tatame). Também serão realizadas clínicas de futebol, basquete, handebol e ciclismo. Ainda no local, será possível realizar inscrições para as práticas esportivas. “A ideia é mostrar para as crianças e responsáveis as atividades que serão realizadas no parque durante dois anos”, explica o secretário Leandro Fróes.

A partir da segunda-feira (10.7), as inscrições serão realizadas no Parque Olímpico da Barra, das 8h às 18h.

Centro Olímpico de Tênis 

O terceiro evento do fim de semana fica por conta da Confraternização do Projeto Social Team Águia, que vai ocupar as três quadras que ainda estão com areia ao lado do Centro Olímpico de Tênis. Em fevereiro e maio, o espaço teve as quadras adaptadas para a realização de duas competições de vôlei de praia: o torneio de exibição Gigantes da Praia e a etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, primeira competição internacional oficial disputada no Parque Olímpico depois dos Jogos Rio 2016.

Agora, a garotada vai poder jogar futevôlei nessas quadras com o atleta Anderson Águia, experiente jogador com carreira internacional e dono de diversos títulos. “A pretensão é levar o projeto para ser realizado dentro do Parque Olímpico, um espaço bonito e com estrutura para movimentar as comunidades vizinhas. Fui criado na Favela da Rocinha e posso inserir com alegria e amor o futevôlei na vida dessas crianças”, disse Anderson Águia.

Serviço:

VI Circuito Interestadual de Tênis de Mesa
Local: Arena Carioca 1 – Parque Olímpico da Barra
Sábado: 9h às 16h
Domingo: 9h às 19h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Outras informações site http://www.ftmerj.com.br/

Legado Esportivo e Social 
Local: Velódromo – Parque Olímpico da Barra
Sábado: a partir das 9h
Inscrições serão feitas no local
Outras informações: Velódromo do Rio ou pelos telefones: (21) 96865.6950 e 97031.6297

Confraternização do Projeto Social Team Águia
Local: Quadras Externas de Areia do Centro Olímpico de Tênis – Parque Olímpico da Barra
Horário: Sábado a partir das 9h às 16h
Aberto ao público
A Via Olímpica está aberta à população aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Graciela Vizzotto - AGLO