Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trenó 2-man do Brasil termina primeiro dia na 27ª posição

Atletismo

18/02/2018 14h01

PyeongChang 2018

Trenó 2-man do Brasil termina primeiro dia na 27ª posição

Dupla formada por Edson Bindilatti e Edson Martins volta à pista do Olympic Sliding Centre, na Coreia do Sul, para mais uma descida nesta segunda-feira

 

Os Edsons, Martins e Bindilatti, destacxaram que o foco está no trenó 4-an. Foto:Abelardo Mendes Jr/redoesporte.gov.br

O tempo total ficou em 1min40s36, por enquanto insuficiente para levar a dupla brasileira para a quarta e decisiva descida, que será às 10h. No bobsled, os tempos de cada descida vão se somando.

"Descemos bem na primeira vez e, na segunda, embora a pilotagem tenha sido melhor, o tempo foi mais alto devido às condições da pista", explicou o piloto Edson Bindilatti. "Na primeira vez, tivemos pista limpa, pois fomos o primeiro time a descer. Depois, ficou um pouco mais difícil e, por isso, um tempo um pouquinho mais alto", completou o outro Edson, o Martins.

"Nossa vitória já foi classificar o trenó de dois para os Jogos. Agora é evoluir a cada descida para chegar firme na disputa do 4-man”, acrescentou Bindilatti. “Não foi um dia ruim, mas a gente esperava mais. Estava um pouco ansioso e isso pode ter atrapalhado. O importante é mostrar evolução no push e na pilotagem, o que já aconteceu na segunda descida”, disse o piloto do Brasil.

Esta é a quarta participação brasileira na modalidade em Jogos Olímpicos de Inverno. O país disputou os Jogos de Salt Lake City 2002, Turim 2006 e Sochi 2014. Em 2018, ficou notável o salto da equipe brasileira em relação a Jogos anteriores. "Nesse último ciclo olímpico, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo focou na preparação da equipe de bobsled. Uma parceria com a equipe dos Estados Unidos nos proporcionou treinar várias vezes na cidade de Lake Placid (perto da fronteira do estado americano de Nova York com o Canadá). A escolha exata de cada lâmina é um exemplo disso, pois elas funcionam como os pneus de um carro de Fórmula 1. A cada pequena mudança do piso, temos que fazer a escolha correta. Hoje, temos experiência suficiente para não errarmos", explicou Matheus Figueiredo, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

Os dois ocupam a 35ª posição no ranking internacional de Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF, na sigla em inglês). Em PyeongChang, o número de competidores é 30. Nos Jogos Olímpicos, as medalhas são disputadas em quatro descidas, divididas em dois dias. Todos os trenós fazem três descidas e, com tempo somado, os 20 melhores fazem uma quarta tentativa, que define o pódio e a classificação final. O conjunto com o menor tempo total fica com o ouro.

"Nosso forte é o 4-man, mas o 2-man serve como ótimo treinamento. Se conseguíssemos ficar entre os 20, seria um feito extraordinário", afirma Edson Martins. Além de Bindilatti e Martins, o trenó de 4 homens também será empurrado por Odirlei Pessoni e por Rafael Souza, tendo Erik Vianna como reserva.

A dupla mais rápida da noite foi a dos alemães Nico Walther e Christian Pose. Eles somaram 1min38s39 nas duas tentativas. Durante a segunda delas, os dois protagonizaram o único incidente na pista. Logo após terminar a descida cronometrada, o trenó virou e os dois atletas foram arrastados por vários metros, sem conseguir frear. Os dois saíram ilesos do acidente e comemoram muito quando levantaram do trenó tombado.

Em segundo está a dupla canadense Justin Kripps e Alexander Kopacz, com 1min38s49. Se terminasse neste instante, o bronze iria para outra dupla alemã, formada por Johannes Lochner e Christopher Weber (1min38s58).

Veja o momento de desaceleração até a completa parada.

 

» Conheça os bastidores de um treino de bobsled

» Reveja a transmissão de um bate-papo ao vivo com os cinco atletas da equipe

 

Bobsled: conheça o esporte

Os trenós são feitos de uma combinação de metais leves e primam pela aerodinâmica. O do categoria 4-man pode chegar a 3,8 metros e o da 2-man não passa de 2,7 metros. Durante a descida, a velocidade máxima por vezes alcança 150 km/h e os atletas podem sofrer a pressão de força de até 5G.

No 4-man, o piloto empurra o trenó por 20m e pula antes para dentro do cockpit. Em seguida, os pushers 2 (que fica à esquerda do trenó, logo atrás do piloto) e 3 (à direita do trenó) também entram e ficam em posição intermediária. Quando o quarto atleta (que empurra por trás do trenó e é denominado brakeman, por ser responsável por frear o trenó) entra, ele dá um aviso e todos ficam na posição de descida. No 2-man, o piloto empurra pelo lado esquerdo e o brakeman empurra por trás. O momento da largada é chamado de push. Nos 50m disponíveis para a tração, o trenó alcança cerca de 40 km/h. Na descida, a aerodinâmica, a destreza do piloto e a força da gravidade fazem a velocidade alcançar 150 km/h.

As pistas são de concreto e cobertas por gelo. Elas devem ter entre 1.200 e 1.300 metros e possuir pelo menos 15 curvas. O piloto precisa ter todo o trajeto memorizado para acelerar o reflexo a cada instante.

 

Galeria de fotos dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 (imagens disponível para uso editorial gratuito)

 

PyeongChang 2018 - Jogos Olímpicos de Inverno

 

De PyeongChang (Coreia do Sul), Abelardo Mendes Jr - rededoesporte.gov.br