Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tradição e espírito olímpico honram moradores da Cidade de Goiás

Geral

06/05/2016 03h17

Tour da Tocha

Tradição e espírito olímpico honram moradores da Cidade de Goiás

Município que já foi sede do governo se orgulha da cultura que carrega por meio de seus ilustres cidadãos, como a poetisa Cora Coralina

 

05052016_goalball_seresteiros.jpg
Seresteiros animaram o período pré-tocha em Goiás Velho. Foto: Ivo Lima

Calcada sobre pedras antigas e tradições seculares, a Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, viu desfilar entre suas ruelas coloniais mais uma tradição, desta vez de alcance mundial: a passagem da chama olímpica. O sol escaldante do fim da manhã, horário escolhido para o desfile, não intimidou os milhares de alunos que se apinhavam pelas ruas e as diversas homenagens que pipocaram durante a celebração.

Na mais famosa casinha caiada da cidade, debruçada sobre uma das pontes que cruza o Rio das Almas, ecoava uma música suave. Eram os seresteiros Marcos, Nito e Xandó que se posicionaram entre as janelas da casa da poetisa Cora Coralina para tocar canções de antigamente. Do lado de fora, enquanto esperavam pelo comboio, os moradores cantavam junto.

05052016_luiz_felipe.jpg
O estudante Luiz Fernando Freitas era forte candidato a mais empolgado com a passagem do símbolo olímpico. Até improvisou uma réplica artesanal. Foto: Ivo Lima/Brasil2016.gov.br

Embora tenha alterado a rotina de todos os moradores da cidade goiana, os estudantes eram maioria ao longo do trajeto. Luiz Fernando Freitas, 12 anos, era um deles. Apesar de estudar à tarde, acordou às seis da manhã para viver a expectativa da passagem da tocha na área central da cidade. De uniforme, cercado de amigos, era o mais animado e carregava até uma réplica do símbolo olímpico. "Comprei cartolina, cola e tinta pra fazer minha tocha. Minha mãe até brigou comigo para dormir mais cedo, mas não teve jeito".

Olimpismo como filosofia

05052016_tocha_klein.jpg
Marco Aurélio Klein (D), Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, destacou os valores do olimpismo como uma fonte de união de culturas, raças e etnias. Foto: Ivo Lima/ME

Quem carregou a tocha no trecho em que Luiz Fernando se posicionou foi o secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCB), Marco Aurélio Klein. "O olimpismo é mais que uma filosofia do esporte. É uma filosofia de vida que une culturas, raças e etnias. É a cara do Brasil", avaliou o representante do Ministério do Esporte.

Quando os cordões de segurança baixaram, a artesã Milena Curado pôde finalmente voltar para casa ao lado da família, satisfeita com a tocha na mão. Ela foi a primeira pessoa da cidade a ser selecionada por uma das empresas patrocinadoras, pela boa fama de um projeto de reinserção social que conduz com detentas e detentos. Como foi escalada para correr em Itaberaí, ela conseguiu assistir à performance de amigos e vizinhos. "Foi uma espera longa por esse dia. Conduzir a chama é maravilhoso. O grande momento é o beijo na tocha, quando se transmite esse símbolo de paz", salientou.

Idosos

O amor pela cidade onde nasceu, criou 13 filhos e hoje vê crescer os bisnetos foi retribuído à doceira Sílvia Curado, de 83 anos, em forma de fogo. A chama olímpica, símbolo do espírito esportivo que percorre o Brasil até 5 de agosto - quando se iniciam os Jogos Rio 2016 -, foi conduzida pela octogenária no período da manhã.

"Foi um presente maravilhoso para mim e uma grande surpresa, já que fui inscrita sem saber de nada", contou ela, ao fim da cerimônia. Silvia andou pelas pedras que calçam as ruas da área central do município emocionada e com a ajuda de um dos integrantes da organização do evento.

A passagem da tocha encheu de orgulho outros moradores da cidade que, como o aposentado Hecival Alves de Castro, de 76 anos, criaram suas famílias na Cidade de Goiás. Orgulhoso de ver a tocha passar na porta de sua casa, ele se dizia emocionado em poder acompanhar um evento dessa magnitude na rua onde nasceu e cresceu. "Nasci nessa casa, moro nela até hoje e me sinto honrado de presenciar esse evento de dimensão mundial."

05052016_fogareu.jpg
Simbolismos folclóricos também foram representados. Na foto, os Farricoco, integrantes da tradicional Festa do Fogaréu. Foto: Ivo Lima/Brasil2016.gov.br/ME

Aparato impressiona

A mobilização que a passagem da chama olímpica tem despertado nos municípios de Goiás é grande. Apesar de acostumados com o ritmo que o turismo se impõe à cidade, muitos deles se impressionam com a movimentação que os carros de som e todo o aparato de segurança na Cidade de Goiás.

Os simbolismos folclóricos de Goiás têm sido representados no percurso da tocha. Na cerimônia desta quinta-feira foram os Farricoco, integrantes da tradicional Festa do Fogaréu, recorrente nas celebrações cristãs da Semana Santa.

Antiga capital do estado, Cidade de Goiás guarda em sua história a cultura e o título de Patrimônio Histórico Mundial, reconhecido pela Unesco em 2001. Devastado por duas enchentes, a segunda delas há 15 anos, o município é uma das principais atrações turísticas do estado. Todos os anos, volta a ser a capital administrativa de Goiás em 25 de julho, quando a sede do governo estadual se transfere para o município por quatro dias.

A Cruz do Anhanguera, às margens do rio das Almas, é o ponto onde foi construída a primeira igreja do município, tendo sido derrubado duas vezes pela força das águas durante as cheias que inundaram a região.

Mariana Moreira e Hédio Ferreira Júnior, de Cidade de Goiás (Goiás)