Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tour da tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude tem início em La Plata

Geral

06/08/2018 00h11

Buenos Aires 2018

Tour da tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude tem início em La Plata

Durante dois meses, o revezamento passará por 17 cidades argentinas e percorrerá 14 mil quilômetros até a Cerimônia de Abertura, em 6 de outubro

A chama dos Jogos Olímpicos da Juventude fez neste domingo a primeira escala de um tour que passará por 17 cidades e somará 14 mil quilômetros pela Argentina. O início do revezamento ocorreu em La Plata, numa tarde que reuniu atividades esportivas e espetáculos musicais. Ao todo, serão 62 dias de percurso até a Cerimônia de Abertura agendada para 6 de outubro, no entorno da região do Obelisco, em Buenos Aires.

Centenas de pessoas acompanharam o primeiro dia do revezamento do megaevento argentino. Foto: buenosaires2018.com

O primeiro dia do tour teve um quilômetro de revezamento e 14 condutores. A primeira foi Laura Maiztegui, atleta de hóquei sobre a grana que integrou a famosa seleção batizada de "As Leonas" entre 2000 e 2003 e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000.

Na sequência, outros atletas de grande relevância na Argentina, como o cavaleiro Justo Albarracín (com duas participações olímpicas), o atleta do basquete Juan Aude (da seleção para atletas surdos), o mesatenista paralímpico Lucas Melía (ouro no Campeonato Parapan-Americano de 2017) e o velocista Agustín Carrera (foto), campeão argentino nos 100m com barreiras.

O último condutor, responsável por acender a pira olímpica ao fim do trajeto, foi Federico Gil, que participou dos Jogos Rio 2016 na seleção argentina de tiro esportivo. Nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, Gil será um dos integrantes da equipe de Atletas-Modelo, que servirão de referência para os 4 mil jovens esportistas entre 15 e 18 anos que disputarão 32 modalidades.

Centenas de espectadores acompanharam o evento deste domingo, com direito a aparição do mascote Pandi, e viram a valorização de valores como respeito, amizade e excelência. Nesta segunda-feira (06.08), o tour passará por Mar del Plata. Na terça-feira, chegará a Rosário, antes de seguir para Paraná. Santa Fé, Porto Iguaçu, Corrientes, Jujuy, Salta, Tucumán, Catamarca, La Rioja, Mendoza, San Juan, Córdoba, Neuquén, Bariloche, Ushuaia e Buenos Aires também farão parte do roteiro.

Fonte: buenosaires2018.com