Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Torneio Nacional de Ginástica Artística tem início no Parque Olímpico da Barra

Ginastica artística

26/10/2017 10h11

Ginástica artística

Torneio Nacional de Ginástica Artística tem início no Parque Olímpico da Barra

Competição será realizada na Arena Carioca 3, legado dos Jogos Rio 2016 e local que serve de inspiração para uma nova geração de atletas

A Arena Carioca 3, localizada no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, sedia, a partir desta quinta-feira (26.10), o Torneio Nacional de Ginástica Artística, voltado para a

nova geração da modalidade. O evento é o primeiro nesta semana a tomar conta do ginásio, que foi palco de disputas de outras modalidades nos Jogos Olímpicos Rio 2016. No sábado (27.10) e domingo (28.10), a programação terá as grandes estrelas da ginástica artística no Brasileiro de Especialistas.

A Arena Carioca 3, no Parque Olímpico: incentivo para a nova geração da ginástica artística do país. Foto: CBG

Com a movimentação dos treinos de pódio realizada ontem (25.10), era fácil notar a empolgação dos atletas pelo privilégio de competir no Parque Olímpico, um ambiente que deu tantas alegrias ao Brasil durante os Jogos Rio 2016, inclusive na ginástica, com a conquista de três medalhas: as pratas de Arthur Zanetti e Diego Hypolito e o bronze de Arthur Nory.

Um exemplo é Rodrigo Figueiredo Cardoso. O paraense viajou de longe para a capital fluminense pela primeira vez e se sente inspirado. "Nos sentimos muito motivados por estar ao lado de atletas de tanto talento. Vamos dar o nosso melhor para chegar ao nível deles. Esta é a primeira vez que venho ao Rio e estou gostando muito de conhecer a arena", disse o ginasta, que tem conquistado bons resultados nos treinamentos e competições. "Antes não tínhamos estrutura para treinar e hoje temos um Centro de Treinamento. Eu evolui muito nesse período, aprendi muito, e fui terceiro lugar na categoria iniciante no ano passado". lembrou.

"Essa é minha primeira participação no Torneio Nacional. Sou muito fã da Flavinha (Flávia Saraiva) e estou muito feliz por estar aqui. Para mim é como se eu estivesse em um Brasileiro porque quero seguir na ginástica e chegar aos Jogos Olímpicos", disse a pequena Ana Beatriz, de Araruama, cidade da região dos lagos no Rio de Janeiro, participante da categoria pré-infantil iniciante.

"A realização dos Jogos Olímpicos no Brasil foi um incentivo para elas e por mais que elas tenham visto pela televisão foi um incentivo muito grande. Estávamos sonhando em estar aqui. Esse é o legado que ficou", destacou a coordenadora da equipe Flávia Pedrosa.

"A iniciativa da Federação e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) de fazer esse campeonato aqui foi muito positiva. Toda a estrutura de treinamento é maravilhosa. Depois dos Jogos a procura pela prática da ginástica cresceu muito e isso tem sido outro grande incentivo para os novos atletas: poder usufruir de toda essa estrutura e estar perto de ginastas consagrados", acrescentou a coordenadora.

As competições do torneio começam nesta quinta nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nas divisões iniciante, intermediário e avançado. Também nesta quinta os participantes do Brasileiro fazem os treinamentos livres no local de treinos. Para as 21h está marcada a cerimônia de abertura, que será um grande show para o público.

Além de apresentações de todas as modalidades da ginástica e de um mestre-sala e porta bandeira, o ponto alto promete ser o Hino Nacional na voz de Marina Elali. A cantora fará um show na sequência.

O Brasileiro de Especialistas, disputado no sábado e domingo, terá a participação de grandes ginastas do País, inclusive dos três medalhistas olímpicos.

Programação

Quinta-feira (26.10)
8h30 às 21h: Competição Iniciante GAM/GAF - Torneio
9h às 18h: Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro
14h às 18h50: Treinamento escalonado Intermediário e Avançado GAF - Torneio
16h às 19h: Treinamento livre Intermediário e Avançado GAM - Torneio
21h: Cerimônia de abertura

Sexta-feira (27.10)
9h às 12h: Treinamento de pódio GAM/GAF - Brasileiro
13h30 às 18h10: Competição Intermediário GAM/GAF - Torneio
17h30 às 20h30: Competição Avançado GAM/GAF - Torneio
15h às 18h: Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro

Sábado (28.10)
7h30 às 9h: Aquecimento GAM - Brasileiro
9h às 13h20: Competição GAM - Brasileiro
7h50 às 9h20: Aquecimento GAF - Brasileiro
9h25 às 11h30: Competição GAF - Brasileiro

Domingo (29.10)
8h30 às 10h: Aquecimento livre nos aparelhos GAM - Brasileiro
8h50 às 10h20: Aquecimento nos aparelhos GAF - Brasileiro
10h às 12h30: Competição GAM - Brasileiro
10h25 às 12h30: Competição GAF - Brasileiro
12h45: Premiação - Brasileiro

Serviço
Campeonato Brasileiro de Especialistas e Torneio Nacional de Ginástica Artística
Data:
26 a 29 de outubro
Local: Arena Carioca 3 - Parque Olímpico
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica