Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tolerância, paz e espírito criativo são marcas da Cerimônia de Abertura

Geral

04/08/2016 16h43

Rio 2016

Tolerância, paz e espírito criativo são marcas da Cerimônia de Abertura

Diretores reforçam o ajustes para driblar o baixo orçamento e as limitações de espaço no Maracanã. Mensagem terá a diversidade e a consciência de preservação como pilares

O Brasil é a base: a diversidade do seu povo e a produção cultural estão nas entranhas do espetáculo. Mas a mensagem principal da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, marcada para esta sexta-feira (05.08),  no Maracanã, tem apelo mundial. É um clamor pela tolerância, pela celebração das diferenças e pela paz, tanto entre os povos quanto com o planeta. Foi o que explicaram os diretores do show em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (04.08), no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

“Há uma tensão interna como a gente nunca viu. O mundo está muito tenso. Os Estados Unidos também estão assim, a Inglaterra. A gente aborda esse estado tenso do mundo e uma solução: o apelo à tolerância. O segundo eixo da mensagem é a paz para o planeta. Precisamos parar de agredir a nossa casa. O planeta inteiro está ameaçado, a raça humana está ameaçada. Estamos num momento crucial, não podemos brincar com o meio ambiente”, explicou um dos diretores criativos, o cineasta Fernando Meirelles.

Fogos de artifício no Maracanã durante o ensaio geral da Cerimônia de Abertura, no último domingo. Foto: Getty Images

O jeito de ser do brasileiro e, sobretudo, a forma como muitas vezes resolve os problemas diário está no espírito do evento. O orçamento não foi divulgado, mas Meirelles afirmou que o montante é um quarto do que seria inicialmente. As portas com menos de dois metros do estádio Maracanã e a dificuldade em usar um palco, já que há assentos nos níveis inferiores do estádio, também forçaram um caminho alternativo.

“O espírito da gambiarra é comum. Não temos com o que fazer, mas vamos fazer, então faremos. Não somos coitadinhos por isso. Fomos atrás de tudo o que a gente sabe. É algo como um MacGyverismo”
Daniela Thomas, diretora

“O espírito da gambiarra é comum. Não temos com o que fazer, mas vamos fazer, então faremos. Não somos coitadinhos por isso. ‘Gambiarra rocks’, é pura criação. Fomos atrás de tudo o que a gente sabe. É algo como um MacGyverismo”, disse a diretora Daniela Thomas.

“Não tem nada eletrônico. É um espetáculo analógico. Foi intencionalmente assim para celebrar o espírito de gambiarra do Brasil. Com o mínimo, você consegue fazer o máximo. O berimbau é um pedaço de pau com arame que vira um instrumento. Feijoada, o prato principal do Brasil, é feito com a sobra do porco. A gente sabe fazer com pouco. Tudo na cerimônia tem cara de gambiarra, intencionalmente. Acho que esse é o charme”, acrescentou Fernando Meirelles.

Para o produtor executivo da Cerimônia, Marco Balich, ideias simples levaram a soluções que ele considera brilhantes. “É o espetáculo mais legal que já produzi. O orçamento é irrelevante quando você tem boas ideias. É muito oportuno para este momento do Brasil e do mundo. A sustentabilidade do espetáculo é algo do que nos orgulhamos”, disse.

Um dos diretores da festa, Fernando Meirelles concedeu entrevista no Centro Principal de Mídia do Parque Olímpico da Barra. Foto: Getty Images

Música e poesia

Os responsáveis pela festa também afirmaram que as limitações não diminuem o poder de encantamento. “A parte artística é para deixar as pessoas num estado legal, emocionadas, felizes, dançantes, comovidas”, apostou Daniela.

Poucos detalhes das apresentações foram dados. Uma das participações reveladas é da atriz Fernanda Montenegro, que vai recitar um poema. Quanto aos artistas que vão representar a música brasileira no espetáculo, Daniela afirmou que a mistura será a marca.

“Não existe uma música clássica e distante, e outra popular. Musicalmente, a gente mistura. Isso vai estar representado nas nossas escolhas. Tem de todas as áreas de música que estão ocorrendo no Brasil atualmente. É contemporâneo e ao mesmo tempo uma volta aos clássicos brasileiros. Teremos coisas incríveis e todos os artistas vão se apresentar de forma voluntária”, explicou.

Como vêm dizendo nas últimas entrevistas, os diretores reafirmaram que o desfile dos atletas será especial no Rio 2016, com uma grande surpresa. Quem participar, também vai ganhar uma muda de árvore para plantar no Parque Radical, em Deodoro, dando ainda mais destaque à proposta sustentável colocada pela cerimônia.

Orientação aos espectadores

A Cerimônia de Abertura terá início às 20h e os portões serão abertos ás 16h30. Recomenda-se a chegada com duas horas de antecedência. O acesso deve ser feito por transporte público, mas a estação Maracanã será usada apenas por profissionais credenciados e pela chamada “família olímpica”. Sendo assim, os espectadores devem optar pelas estações São Cristóvão (linha 2 do metrô e Supervia) ou São Francisco Xavier (linha 1 do metrô). A primeira opção está a 650m dos portões E/F, e a 800m do portão D. A segunda opção está a 1.100m do portão D.

Para facilitar a entrada ao Maracanã, é recomendado não levar bolsas grandes e mochilas. Entre os objetos proibidos estão recipientes de vidro, bastão de selfie, capacetes, skates, brinquedos, apitos, cornetas e quais outros objetos que emitam som. No site rio2016.com está a lista completa.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br