Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tocha olímpica chega ao Rio de Janeiro nesta quarta. Veja o esquema de trânsito

Geral

02/08/2016 14h50

Revezamento da Tocha

Tocha olímpica chega ao Rio de Janeiro nesta quarta. Veja o esquema de trânsito

coletiva_rmc_tocha760.jpg
Foto: Paulo Araújo/RMC

Depois de percorrer 324 cidades em todo o Brasil, a tocha olímpica chega nesta quarta-feira (03.08) na cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Antes de acender a pira olímpica no Maracanã, na noite do dia 5, a chama passará três dias percorrendo o Rio de Janeiro e a região metropolitana. O roteiro começa na Escola Naval, onde o prefeito Eduardo Paes receberá a chama.

A operação foi detalhada na manhã desta terça-feira (02.08), em entrevista coletiva no Rio Media Center. O prefeito iniciou a conferência de imprensa anunciando que decretará feriado municipal nesta quinta-feira (05.08). "O feriado vai permitir um deslocamento menor da população pela cidade. Serão dias de comemoração e alegria, mas também muito tumulto no trânsito", afirmou Paes. "É preciso se programar olhando os sites que explicam as operações de trânsito, mesmo em dias de feriados ou no fim de semana", recomendou o prefeito.

» Prefeitura do Rio decreta feriado municipal no dia 4 de agosto

Condutores da tocha

A lista de condutores da tocha inclui personalidades de todas as áreas:o s campeões do Copa do Mundo Mario Zagallo, Carlos Alberto Parreira, Jairzinho e Cafu; o ex-jogadores de futebol Pedrinho, Felipe, Túlio Maravilha e Washington; os cantores Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Evandro Mesquita, Anitta e Preta Gil; o lutador de MMA Rodrigo Minotauro; os ex-jogadores de vôlei Fernandão, Sandra Pires, Jacqueline Silva e Isabel, os atores Fabio Porchat, Giovanna Antonelli e Sheron Menezes; a estilista Lenny Niemeyer; a artista japonesa Mariko Mori, a surfista Maya Gabeira; o escritor e produtor musical Nelson Motta; a eterna garota de Ipanema Helô Pinheiro; o judoca Flávio Canto; a bailarina Ana Botafogo; o ex-nadador Djan Madruga; o coreógrafo Carlinhos de Jesus e vários outras pessoas que representam a alma carioca, como o garçom  Orlando Duque, mais antigo funcionário da Confeitaria Colombo, e o gari Renato Sorriso, famoso por limpar sambando a Marquês de Sapucaí ao fim dos desfiles das escolas no Carnaval.

Veja como serão os bloqueios do trânsito:

0308_manha.jpg

0408_manha1.jpg

0408_tarde.jpg

0408_noite.jpg

0408_tarde2.jpg

0408_noite2.jpg

0508_manha.jpg

0508_manha1.jpg

Novo estágio operacional da cidade

A Prefeitura do Rio vai implantar novos estágios operacionais no período dos Jogos Rio 2016, usados pelo Centro de Operações Rio (COR) para alertar os órgãos competentes e a população sobre situações que alteram a rotina da cidade. O Estágio de Prontidão Olímpica e o Estágio de Prontidão Paralímpica foram criados para reforçar a comunicação sobre a condição especial do Rio durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quando as equipes operacionais estarão de prontidão e os cidadãos terão seu dia-a-dia impactado pelas diversas operações simultâneas acontecem na cidade. A nova classificação entra em vigência no dia 3 de agosto, data em que a tocha olímpica chegará ao Rio.

Atualmente, a prefeitura possui três estágios operacionais (Normalidade, Atenção e Crise). A nova classificação estabelece um nível intermediário entre o Estágio de Normalidade – definido pela ausência de ocorrências que provoquem alteração relevante na rotina – e o Estágio de Atenção, ativado quando uma ou mais ocorrências impactam a cidade. Assim, os Estágios de Prontidão Olímpica e Prontidão Paralímpica indicam que uma série de atividades já planejadas e relacionadas com a realização dos Jogos estão afetando a cidade e que as agências municipais estão com reforços de recursos e prontidão contínua para responder possíveis ocorrências.

Assista ao vídeo da entrevista coletiva sobre a operação:

Abelardo Mendes Jr - brasil2016.com.br, com informações do Rio Media Center