Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude passa por Corrientes e segue para Jujuy

Geral

20/08/2018 14h54

BUENOS AIRES 2018

Tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude passa por Corrientes e segue para Jujuy

Tour segue pela Argentina até o dia 6 de outubro, data da cerimônia de abertura da competição

Depois de paradas nas cidades de La Plata, Paraná, Santa Fe e Iguazú, no último fim de semana a tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude chegou a Corrientes. Ali, o destaque do revezamento ficou por conta de Florencia González Cabañas, de 23 anos, integrante da seleção argentina de basquete em cadeira de rodas. A atleta sofreu um acidente aos 18 anos, quando teve uma lesão na medula espinhal e ficou hospitalizada por seis meses. No sábado (18.08), ela foi protagonista do tour da tocha em sua cidade natal.

florencia_tocha.jpeg
Foto: Guido Martini/Buenos Aires 2018

Com a ajuda do namorado, Herbert, que empurrou a cadeira de rodas, Florencia comemorou a oportunidade de participar do revezamento. "Ter carregado a chama me dá orgulho. Jamais pensei que isso iria acontecer, estando em uma cadeira de rodas, mas realizei outro sonho e acrescentei uma conquista esportiva", contou a atleta, que conheceu o basquete adaptado por meio de um amigo, após o acidente, enquanto estava em uma clínica em Buenos Aires.

Convocada para a seleção, participou dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. "O basquete me deu sonhos, uma família e meu parceiro. Eu não imaginava que iria conhecer tantas pessoas ou ter tantas viagens. A vida me levou a provar a mim mesma que poderia me reinventar e ir adiante depois do acidente", comentou. "O esporte me deu esperanças", completou.

O tour da tocha segue até 6 de outubro, quando chegará para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Ao todo, o revezamento percorrerá 14 mil quilômetros na Argentina. A próxima parada será na quinta-feira (23), em Jujuy, no noroeste do país.

Rededoesporte.gov.br, com informações do Comitê Organizador Buenos Aires 2018