Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tiro esportivo já tem 34 países classificados para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Tiro esportivo paralímpico

31/07/2015 12h04

Passaportes carimbados

Tiro esportivo já tem 34 países classificados para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Restando duas seletivas mundiais para a definição das 144 vagas, quatro países já têm vagas inéditas

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 terão pelo menos quatro países participando pela primeira vez no tiro esportivo. Após a primeira seletiva, realizada em julho, na Croácia, Kuwait, Bulgária, Uzbequistão e Irlanda conquistaram vagas inéditas na modalidade. No total, de acordo com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), 34 países já têm presença assegurada no Brasil no ano que vem.

No ano passado, após a disputa do Campeonato Mundial de tiro esportivo, realizado em Suhl, na Alemanha, atletas de 28 nacionalidades já haviam conquistado vagas para seus países. Na seletiva croata, Espanha e Itália também se classificaram, totalizando os 34 qualificados.

copy_of_DeboraCamposMundialSuhl2014.jpg
Debora Campos assegurou uma vaga para o Brasil no Mundial de Suhl, no ano passado. Foto: CPB

“Estamos vendo a qualidade da competição aumentar com consistência à medida que o investimento cresce nos países com o desenvolvimento da modalidade e dos atletas. Estamos satisfeitos com tudo que está sendo montado para o que eu tenho certeza que serão os Jogos Paralímpicos mais competitivos da história no Rio 2016”, comentou Sarah Bond, gerente do tiro esportivo no IPC.

O país com mais vagas até agora é a Coreia do Sul, com 11. Depois vêm a China com sete e a Grã-Bretanha com seis, mesmo número da Austrália. Por ser país-sede, o Brasil tem direito a três vagas no Rio 2016, duas no masculino e uma no feminino. No entanto, a atiradora Débora Campos conquistou uma vaga no Mundial de Suhl no ano passado, na prova mista da pistola 25 m SH1, restando ao Brasil apontar os dois atletas do masculino.

Para o Rio 2016, há um limite de 12 vagas por país no tiro esportivo, sendo que somente oito delas podem ser para o mesmo gênero. Este ano haverá ainda duas seletivas para os Jogos: a primeira em Sydney, na Austrália, entre 15 e 19 de setembro; e a segunda em Fort Benning, nos Estados Unidos, entre 3 e 7 de novembro. No total, são 144 vagas para a modalidade.

brasil2016.gov.br