Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ouro com a seleção de basquete no Pan de 2003, Tiago Splitter anuncia aposentadoria

Basquete

19/02/2018 14h37

Despedida

Ouro com a seleção de basquete no Pan de 2003, Tiago Splitter anuncia aposentadoria

Primeiro brasileiro campeão da NBA, o pivô teve uma lesão no quadril há dois anos que encurtou sua carreira

Tiago Splitter, primeiro brasileiro a conquistar um título da NBA, em 2014, pelo San Antonio Spurs, anunciou nesta segunda-feira (19.02) a sua aposentadoria das quadras. O motivo dado pelo catarinense foi a dificuldade de se recuperar depois de uma cirurgia no quadril há dois anos. A lesão foi a responsável por tirar o brasileiro da seleção que disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016. O último time do pivô foi o Philadelphia 76ers, da NBA, mas o brasileiro não entrava em quadra havia dez meses.

“Vou parar de jogar. É uma decisão que tomei nesses últimos meses, não é uma coisa que quero, mas a lesão que tive no quadril está sendo mais problemática do que a gente achava”, disse, em entrevista publicada pelo site da emissora SporTV. “Você parar de fazer uma coisa que fazia a vida inteira não é fácil. Conversei com minha família, minha esposa, todo mundo e, realmente, chegou o momento de pendurar o tênis”, disse.

Tiago começou sua carreira na seleção brasileira em 2002. A lesão o tirou dos Jogos Rio 2016. Foto: Gaspar Nobrega/InovaFoto

Carreira vitoriosa

Splitter começou a carreira em 1999, pelo Ipiranga. Depois teve uma passagem de nove anos pelo basquete espanhol antes de assinar com o San Antonio Spurs em 2010. No time americano, ele se tornaria o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA. Tiago ainda defendeu o Atlanta Hawks e o Philadelphia 76ers na NBA. Pela Seleção Brasileira adulta de basquete, atuou desde 2002 e foi medalha de ouro com a equipe nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003.

Rede Nacional do Esporte