Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Thiago Braz concorre a prêmio de atleta do ano contra Usain Bolt e Mo Farah

Atletismo

18/10/2016 10h27

Atletismo

Thiago Braz concorre a prêmio de atleta do ano contra Usain Bolt e Mo Farah

Ouro no Rio 2016, saltador brasileiro foi um dos 10 nomeados pela IAAF para a honraria. Vencedor será revelado em dezembro

Campeão e recordista olímpico no salto com vara nos Jogos Rio 2016, o brasileiro Thiago Braz segue brilhando na temporada. Nesta terça-feira (18.10), ele foi um dos 10 nomeados pela Associação Internacional da Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) para concorrer ao prêmio de Atleta do Ano. Com isso, Thiago entra na briga pela honraria contra nomes consagrados da modalidade, como o jamaicano Usain Bolt e o britânico Mo Farah.

ThiagoBrazrecordeGetty.jpg
Thiago Braz: medalha de ouro e recorde olímpico no Engenhão renderam ao brasileiro um lugar entre os 10 melhores atletas de 2016. Foto: Getty Images

Todos os atletas selecionados pela IAAF foram campeões olímpicos no Rio 2016. A votação levara em consideração as opiniões do Conselho da IAAF, da Família IAAF e do público, que poderá votar pelas redes sociais da entidade. Em 1º de novembro, três finalistas serão anunciados. O vencedor do prêmio será conhecido em 2 de dezembro, na noite de premiação da IAAF.

Cada voto terá um peso na decisão. Enquanto o Conselho da entidade vai contar para 50% do resultado, os outros 50% serão divididos entre a Família IAAF, que engloba membros das federações, diretores, embaixadores, atletas, parceiros e imprensa, e a votação popular.

Entre as mulheres, nove das nomeadas foram campeãs olímpicas no Rio 2016, com destaque para Almaz Ayana, da Etiópia, responsável pelo único ouro do país nos Jogos e nova recordista mundial dos 10.000m rasos, e Caster Semenya, campeã olímpica nos 800m rasos. A única atleta que concorre ao prêmio e não esteve no Rio de Janeiro é Kendra Harrison, dos Estados Unidos, que quebrou o recorde mundial dos 100m com barreiras em 2016.

Confira as listas completas de nomeados

Homens

Usain Bolt (Jamaica)
Thiago Braz (Brasil)
Ashton Eaton (Estados Unidos)
Mo Farah (Grã-Bretanha)
Eliud Kipchoge (Quênia)
Conseslus Kipruto (Quênia)
Omar McLeod (Jamaica)
David Rudisha (Quênia)
Christian Taylor (Estados Unidos)
Wayde van Niekerk (África do Sul)

Mulheres

Almaz Ayana (Etiópia)
Ruth Beitia (Espanha)
Vivian Cheruiyot (Quênia)
Kendra Harrison (Estado Unidos)
Caterine Ibarguen (Colômbia)
Ruth Jebet (Bahrein)
Sandra Perkovic (Croácia)
Caster Semenya (África do Sul)
Elaine Thompson (Jamaica)
Anita Wlodarczyk (Polônia)

Brasil2016.gov.br