Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tênis de mesa define equipe para o Pan. Ouro individual vale vaga olímpica

Tenis de mesa

10/06/2019 17h24

Tênis de Mesa

Tênis de mesa define equipe para o Pan. Ouro individual vale vaga olímpica

Time masculino terá Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Eric Jouti. Feminino vai com Bruna Takahashi, Jéssica Yamada e Caroline Kumahara

A comissão técnica da Seleção Brasileira de tênis de mesa anunciou, nesta segunda-feira (10.06), os seis integrantes das equipes que vão disputar os Jogos Pan-Americanos, a partir de 4 de agosto, em Lima, no Peru. O Brasil busca a hegemonia nas Américas na modalidade, possibilidade real se considerarmos os resultados internacionais nos últimos anos, e tenta garantir as vagas olímpicas disponíveis para os campeões individuais no masculino e no feminino.

A Seleção masculina, campeã por equipes do Pan em Toronto, vai buscar o bicampeonato com Hugo Calderano (8° do ranking mundial e melhor atleta das Américas na lista), Gustavo Tsuboi (35°) e Eric Jouti (60°). O time feminino, vice-campeão em Toronto, será formado por Bruna Takahashi (62ª do ranking), Jessica Yamada (144ª) e Caroline Kumahara (286ª). Os técnicos serão Jean-René Mounie, Francisco Arado, o Paco (ambos da masculina), e Hugo Hoyama (feminina).

10062019_calderano.jpg
Hugo Calderano, atualmente número oito do mundo, tentará repetir em Lima o título que conquistou em 2015, em Toronto. Se conquistar o ouro, garante vaga em Tóquio. Foto: ITTF

"Estamos indo para Lima com a melhor equipe que podemos contar. Foi uma competição dura até o fim, o que gerou uma disputa sadia entre os atletas", afirma Lincon Yasuda, coordenador de Seleções Olímpicas da CBTM e chefe de equipe no Pan. Dos seis atletas, cinco são integrantes da Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O investimento é de R$ 229,8 mil ao ano.

"A escolha foi difícil, pois temos vários jogadores em alto nível. A concorrência foi dura e isso beneficia a Seleção. Temos um time competitivo e vamos para os Jogos Pan-Americanos com o objetivo de vencer"
Paco, técnico da seleção masculina de tênis de mesa

Além das medalhas por equipes, o Brasil vai buscar a repetição do grande número de conquistas individuais no Pan. Em Toronto, o país conquistou cinco medalhas: ouro com Hugo Calderano, pratas para Lin Gui e Gustavo Tsuboi, e bronzes para Thiago Monteiro e Caroline Kumahara.

"A equipe é forte. Vai ser duro, nada fácil, mas temos boas perspectivas. De 2013 para cá, elas ganharam todas as competições por equipe no Latino-Americnano. No Pan-Americano de 2017 e 2018, também foram campeãs. Vamos entrar para brigar. Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Cuba são fortes e vão dar trabalho. Em Toronto perdemos para os EUA, mas temos condições de um bom resultado", afirmou Hugo Hoyama.

Ausência inesperada

A ausência inesperada foi da chinesa naturalizada brasileira Lin Gui, que vinha de resultados expressivos em etapas da Copa do Mundo, inclusive com vitória recente sobre a canadense Mo Zhang, atleta do top 20 mundial e uma das adversárias potenciais das brasileiras no Pan. "A Gui Lin infelizmente teve problemas físicos e familiares. Não vai para o Pan por isso. Carol foi convocada e também já obteve grandes resultados. Vai estar no mesmo nível", disse Hoyama.

No lado masculino, a escolha sela uma opção por levar os três brasileiros melhor ranqueados na ITTF. Jouti competia, na prática, com o experiente Thiago Monteiro, de 37 anos, que vem em grande fase no circuito internacional, e com Vitor Ishiy, que atua na liga francesa. Os dois estiveram ao lado de Eric, Calderano e Tbusoi no Mundial de Budapeste, em abril.

"A escolha foi muito difícil, pois temos vários jogadores em um alto nível. A concorrência foi dura e isso beneficia a Seleção. Temos um time competitivo e vamos para os Jogos Pan-Americanos com o objetivo de vencer", afirmou Francisco Arado, o Paco, confiante na equipe. A apresentação dos atletas está marcada para 23 de julho, em São Caetano do Sul. Eles permanecem treinando na cidade do ABC Paulista até 30 de julho, seguindo no dia seguinte para a capital peruana.

Rededoesporte.gov.br, com informações da CBTM