Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Técnica confirma mais uma atleta da ginástica rítmica para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Ginastica rítmica

08/07/2016 16h13

Ginástica rítmica

Técnica confirma mais uma atleta da ginástica rítmica para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Depois de anunciar os nomes de Francielly Machado e Jéssica Maier, a treinadora revela que Morgana Gmach também já está garantida nas Olimpíadas. Restam duas vagas, que só serão definidas após o retorno do Tour pela Europa

Na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos, a Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica participa de mais uma competição como parte de um tour internacional que o grupo faz atualmente já de olho nas Olimpíadas no Brasil. Após ser finalista do Berlim Master, na Alemanha, no último fim de semana, as brasileiras estão na Rússia, potência na modalidade, para a Copa do Mundo de Kazan. As classificatórias serão neste sábado (9.7) e as decisões de medalhas no domingo (10.7).

As convocadas para a competição foram Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach. Das seis, Francielly e Jéssica embarcaram para a Europa como nomes garantidos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. E durante os treinamentos na Rússia, a técnica Camila Ferezin definiu mais uma convocada: a paranaense de Toledo Morgana Gmach, de 21 anos. Ainda restam duas vagas, que serão divulgadas após esses testes internacionais.

O Brasil disputa neste fim de semana a Copa do Mundo de Kazan. Foto: CBG/divulgação

“A Morgana é um exemplo de perseverança. Para entrar na Seleção de Conjunto ela participou de mais de três seletivas. Ficou quase um ano na posição de reserva e entrou na equipe titular para os Jogos Pan-Americanos na véspera de embarcarmos para Toronto, após a Débora Falda se lesionar. Lá conquistamos dois ouros. Ela soube aproveitar todas as oportunidades que Deus lhe deu. Fico muito feliz por dar essa notícia para a Morgana, pois sei o quanto ela batalhou”, anunciou Camila.

Além de escolher a equipe que busca conquistar o melhor resultado brasileiro da história da modalidade – os destaques foram as oitavas colocações nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Atenas 2004 –, o grupo quer aumentar as notas. Para isso, a dedicação diária é árdua.

Para atingir o objetivo da comissão técnica de manter a evolução na pontuação, as ginastas treinam de oito a dez horas por dia. No início de junho, em Guadalajara, na Espanha, faturaram 17,150 pontos no arco e maças, a maior nota da equipe no ciclo olímpico. Na competição do último fim de semana, na Alemanha, seguiram com a constância e somaram 16,850 nas cinco fitas e ficaram na quarta colocação do aparelho, à frente da Ucrânia, uma das potências da modalidade. No arco e maças, o conjunto do Brasil fez 16,700.

“Nós vamos seguir trabalhando para melhorarmos as execuções das séries. Nesta reta final, estamos focadas ainda mais nos detalhes. Daqui para frente, é isso que vai fazer a diferença”, encerrou Camila.

Copa do Mundo de Kazan (RUS) - Programação
Horários de Brasília

Sábado (9.7)
8h às 10h: classificatórias conjunto
10h: premiação conjunto geral

Domingo (10.7)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto arco e maças
9h30: premiações por aparelhos

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnicas: Camila Ferezin e Ekaterina Pirozhkova
Médico: Francis Vasconcelos
Fisioterapeuta: Alan Fontes
Árbitra: Maria da Conceição Costa
Chefe de delegação: Bruna Rosa

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica