Você está aqui: Página Inicial / Notícias / TCU lança segunda edição de cartilha sobre fiscalização dos Jogos de 2016

22/10/2014 18h54

TCU lança segunda edição de cartilha sobre fiscalização dos Jogos de 2016

Documento traz a atualização de informações apresentadas inicialmente em dezembro de 2013

Com foco na transparência e no controle social, o Tribunal de Contas da União lançou a segunda edição da cartilha “O TCU e as Olimpíadas de 2016”. A nova versão do documento apresenta um resumo das ações adotadas pelo TCU para acompanhar os processos envolvendo a preparação e a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, além de fiscalizações do tribunal. "Informações claras e objetivas permitem ao cidadão desempenhar suas prerrogativas e participar efetivamente da gestão dos negócios do Estado, não só como fiscal, mas até mesmo como partícipe da formulação de políticas públicas”, afirmou o coordenador das fiscalizações relativas aos Jogos no TCU, ministro Aroldo Cedraz de Oliveira.

A cartilha traz dados sobre os compromissos assumidos e as garantias oferecidas pelo Brasil para a realização dos Jogos na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, mostra a previsão de investimentos para o evento e a estratégia adotada pelo tribunal para o acompanhamento das ações.

A primeira edição da cartilha foi lançada em dezembro de 2013. Nesta nova versão são publicadas informações atualizadas quanto aos valores dos investimentos previstos, que incluem recursos públicos dos três entes federados e recursos privados. A verba se destina à execução de obras de infraestrutura urbana e esportiva, além de despesas para a realização do evento. A publicação mostra, também, os processos do TCU concluídos e em andamento, como as auditorias nas obras de construção de linhas de alimentação de energia elétrica do Parque Olímpico da Barra e do Parque Olímpico de Deodoro (Complexo Esportivo de Deodoro), bem como as obras de construção do Centro Olímpico de Tênis, do Velódromo Olímpico, do Centro de Handebol e do Centro Olímpico de Esportes Aquáticos.

Faça o download da cartilha em PDF.

Fonte: Fiscaliza Rio 2016/TCU