Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil fica entre seis únicas nações com cinco atletas na chave principal masculina

Tenis de mesa

22/04/2019 21h04

Budapeste 2019

Brasil fica entre seis únicas nações com cinco atletas na chave principal masculina

No início do mata-mata do Mundial de Tênis de Mesa, nesta terça, 52 países têm representantes, mas só Brasil, China, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Suécia somam um quinteto

Mundial de Tênis de Mesa 2019

Não, o Brasil não é uma super potência no cenário do tênis de mesa internacional. Mas, sim, o país tem muito a celebrar independentemente dos resultados no início da fase eliminatória da chave principal do Mundial de Budapeste, a partir desta terça-feira (22.04), na Hungria. Além de ter conseguido, pela primeira vez na história, fixar sete representantes da delegação na fase principal do individual, o país entrou num seleto grupo de seis nações com cinco representantes no masculino na abertura do mata-mata, ao lado de China, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Suécia. Originalmente, a lista de países com cinco ou mais integrantes em função do ranking mundial tinha ainda Hong Kong, China Taipei e os anfitriões húngaros, mas alguns atletas desses países ficaram pelo caminho. 

Thiago, Vitor, Gustavo, Eric e Hugo: quinteto do Brasil no mata-mata. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

"É um patamar importante, significativo. Não é fácil integrar esse grupo", afirmou o técnico da seleção masculina, Francisco Arado, o Paco. Quando as disputas tiveram início, no dia 21, o Brasil já tinha três atletas pré-qualificados. Hugo Calderano, número sete do mundo, descobriu com o sorteio desta segunda-feira que vai encarar na estreia o argentino Horacio Cifuentes, número 100 da listagem da Federação Internacional (ITTF na sigla em inglês). A partida será a partir das 9h50 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da competição.

Gustavo Tsuboi, 40º do ranking, terá um revival em Budapeste, e espera que o resultado se repita no Hungexpo. Ele terá pela frente o jovem Cristian Pletea, de 18 anos. Os dois se enfrentaram em janeiro, na fase preliminar do Aberto da Hungria, e o brasileiro passou aperto, mas saiu com a vitória.

"É um jogo difícil. Ele defende bem e levanta muita bola, mas é um estilo bom para mim"
Gustavo Tsuboi, atleta da seleção brasileira, sobre o adversário da estreia, o romeno Cristian Pletea

"Eu cheguei a fazer 3 sets a 1 e tive 10/7 para fechar, mas ele cresceu, virou o quinto set e colocou pressão. No fim, ainda consegui a vitória. É um jogo difícil. Ele defende bem e levanta muita bola, mas é um estilo bom para mim", afirmou Tsuboi. A partida será a partir das 9h10 da manhã de Brasília, na Mesa 5, também com transmissão ao vivo pela internet.

Eric Jouti, 74º, também entrou de forma direta na chave, sem precisar do qualifying. O brasileiro vai estrear diante do chileno Felipe Olivares, 127º do ranking. O duelo sul-americano já ocorreu algumas vezes, com vitórias para os dois lados. "Só espero me sentir bem. Hoje tive uma forte dor muscular nas costas durante o jogo de duplas mistas. Preciso estar zerado para jogar com ele".

Os outros dois brasileiros do time escalaram a fase eliminatória para confirmar que o país estará no seleto grupo das nações com um quinteto na chave principal. Thiago Monteiro, 91º, terá uma parada dura diante do português Marcos Freitas, 26º. No sistema da ITTF, os dois tiveram até hoje dois compromissos listados, com uma vitória para cada. O último duelo já faz tempo, em 2012, no Aberto do Brasil disputado em Santos (SP). Lá, vitória do português. A terceira edição oficial do confronto será a partir das 10h (de Brasília), na Mesa 6, com transmissão pela internet.

Vitor Ishiy, por sua vez, terá a reedição de um jogo recente da Liga Francesa diante de Can Akkuzu, um jovem francês que é uma das apostas da nação europeia para os próximos anos. No duelo do início do ano, vitória por 3 sets a 0 para Akkuzu. "Ele vem numa fase boa, mas mesmo assim aquele jogo teve duas parciais em 11/9. Vou lutar bastante", afirmou o brasileiro. O jogo será a partir das 9h10 (de Brasília), na mesa 10.

No feminino perspectivas opostas. Enquanto Bruna Takahashi tem a chance de um início promissor diante da chilena Judith Morales, 219ª, a partir das 7h30 da manhã brasileira, Lin Gui terá um parada duríssima. Ela pega uma das representantes da nova e prodigiosa geração de atletas japonesas. Hitomi Sato, de 21 anos, é a 12ª do mundo. A partida será na madrugada brasileira, a partir das 5h (de Brasília).

budapeste_duplas_masc_tsuboi_jouti_22abril2019_abelardomendesjr1130.jpg
Tsuboi e Jouti disputam a chave de simples e tentam a sequência na competição de duplas. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Duplas masculinas seguem

As duplas masculinas tiveram boas apresentações e conquistaram vaga na fase das 32 melhores. Eric Jouti e Gustavo Tsuboi bateram os venezuelanos Cecilio Correa e Jan Medina por 4 sets a 0 (11/9, 11/5, 11/8 e 11/7). Vitor Ishiy e Thiago Monteiro venceram Timor Kelbuganov e Denis Zholudev, do Casaquistão, por 4 a 1 (11/7, 15/13, 11/8, 8/11 e 10/12).

Nesta terça, Jouti e Tsuboi vão jogar contra os adversários e contra a torcida na arena principal do Hungexpo, em Budapeste. Eles terão pela frente, na mesa 4 e com transmissão pela internet, os húngaros Nandor Ecseki e Adam Szudi. Vitor Ishiy e Thiago Monteiro, por sua vez, vão encarar a parceria entre Lin Yun-Ju e Wang Tai-Wei, de China Taipei. Lin é um jovem canhoto de 17 anos extremamente habilidoso. Quarto colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018, ocupa a posição de número 21 no ranking mundial adulto.

Galeria de fotos (imagens disponíveis para download em alta resolução e uso editorial gratuito. Crédito: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br) 

Mundial de Tênis de Mesa 2019

 

Bruna resiste

GM1A1074-01.jpeg
Bruna Takahashi é outra com compromissos na chave individual de de duplas femininas nesta terça. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

No feminino, jogando ao lado da sérvia Andrea Todorovic, Bruna Takahashi fez bonito. A parceria passou primeiro por Maha Ali e Maryam Ali, do Catar, por 3 a 0 (11/3, 11/6 e 11/1), na fase preliminar. Posteriormente, em uma maratona de sete parciais, bateram Barbora Balazova, da Eslováquia, e Hana Matelova, da República Tcheca, por 4 a 3 (11/5, 11/9, 9/11, 11/3, 11/13, 6/11 e 11/7). Foi a primeira vez que as duas atuaram juntas. Agora, elas encaram na fase com as melhores 32 duplas a parceria entre as alemãs Sabine Winter e Chantal Mantz.

Jessica Yamada e Lin Gui até tiveram uma vitória tranquila contra Ilirjana Haliti e Linda Zeqiri, do Kosovo, por 3 a 0 (11/2, 11/3 e 11/1), mas na fase de 64 foram eliminadas pelas romenas Elizabeta Samara e Bernadette Szocs, por 4 a 0 (4/11, 3/11, 5/11 e 7/11).

Mistas fora

As duas duplas mistas também ficaram pelo caminho. Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi perderam por 4 a 1 para a forte parceria dos suecos Mattias Falck e Mattilda Ekholm (4/11, 7/11, 11/3, 9/11 e 11/13). Eric Jouti e Lin Gui foram superados pelos norte-coreanos Ham Yu Song e Cha Hyo Sim, por 4 a 2 (11/8, 9/11, 4/11, 11/7, 7/11 e 8/11).

Compromissos dos cinco brasileiros na chave masculina nesta terça

Gustavo Cunha, de Budapeste, na Hungria - rededoesporte.gov.br