Você está aqui: Página Inicial / Notícias / "Locales otra vez": campeões em simpatia, mexicanos viram sensação em Moscou

Futebol

21/06/2018 18h10

Copa 2018

"Locales otra vez": campeões em simpatia, mexicanos viram sensação em Moscou

Após vitória em cima dos alemães, torcedores do México conquistam a atenção – e selfies – das demais nacionalidades

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Dias antes do jogo de abertura da Copa do Mundo 2018, entre Rússia e Arábia Saudita, brasileiros e argentinos estavam entre os mais "tietados" por russos e turistas de outras nacionalidades nas ruas de Moscou. Após as partidas de estreia nada empolgantes, entretanto, os sul-americanos deixaram de ser os mais procurados pelos fãs internacionais para fotos e selfies. O reinado está ameaçado, em grande parte, pelos carismáticos mexicanos, sensação das ruas da capital da Rússia, principalmente após a vitória contra a Alemanha, atual campeã mundial.

O refrão do grito de torcida característico da "invasão verde" nunca pareceu tão apropriado: Y ya lo ves, y ya lo ves / Somos locales otra vez (em tradução livre: E você vê, e você vê / Somos locais outra vez). Numerosos, sorridentes e invariavelmente uniformizados, os mexicanos parecem de fato sentir-se no quintal de casa.

"Em qualquer partida que vá um mexicano, ele sempre é local. Nos Estados Unidos, aqui na Rússia. Há muitos mexicanos aqui, por todas as partes que se queira olhar"
Alex Lopez

"Creio que em qualquer partida que vá um mexicano, ele sempre é local. Nos Estados Unidos, aqui na Rússia. Há muitos mexicanos aqui, por todas as partes que se queira olhar", disse Alex Lopez, torcedor do país da América do Norte. "Acabo de chegar e já me dei conta de que somos os que mais sensação e furor causam aqui. No sábado jogamos em Rostov e vamos ser locais, como sempre", afirmou o estudante mexicano Fidel Sanchez.

Com mais de 60,3 mil ingressos alocados, de acordo com balanço divulgado pela FIFA sete dias antes do início do Mundial, o México foi o sexto país que mais adquiriu entradas, atrás apenas de Rússia, Estados Unidos, Brasil, Colômbia e Alemanha. "Sim, há muitíssimos mexicanos, claro que somos locais. Para onde quer que olhe há verde: um mexicano, outro mexicano. Agora mesmo o que veem por aqui? Somos todos mexicanos", divertiu-se a torcedora Lucia Sanchez.

Sorridentes, simpáticos, abertos e calorosos, os mexicanos se sentem em casa na capital russa. Foto: Getty Images

Apaixonados por futebol, os tricolores comemoraram com tanta intensidade o gol da vitória sobre a Alemanha, no último dia 17, marcado por Hirving Lozano aos 35 minutos do 1º tempo, que, segundo informações do Instituto de Investigações Geológicas e Atmosféricas AC, em seu perfil no Twitter, a Cidade do México chegou a registrar um terremoto artificial. O abalo, segundo a rede de monitoramento sísmico do México, foi causado, provavelmente, por "saltos massivos" durante a celebração.

"Todo mundo sorri para a gente, nos fazem bater as mãos, cantar, são lindos, todos"
Lucia Sanchez

Contando com a simpatia ostensiva dos russos, os mexicanos garantem que o sentimento é recíproco. "Somos muito bem recebidos. A verdade é que todo mundo sorriu para a gente, nos fazem bater as mãos, cantar, são lindos, todos", apontou Lucia. "O idioma é difícil, mas o povo é amável e atencioso", reforçou a engenheira mexicana Fernanda Zarate.

Para a médica Tereza Michel, que viaja sozinha pelo país do Leste Europeu, a Copa foi uma oportunidade para conhecer verdadeiramente a essência das pessoas nascidas na região. "Tenho tido muito contato com eles e são pessoas amáveis, ao contrário do que pensamos, que são gente fria. São pessoas calorosas", opinou.

Após bater os alemães na partida inaugural, o México volta a campo no próximo sábado (23.06), pela 2ª rodada do Grupo F, contra a Coreia do Sul, a partir das 12h (de Brasília), em Rostov.

Pedro Ramos, de Moscou, na Rússia – www.rededoesporte.gov.br