Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sobral "ensina" à chama olímpica as "fórmulas" de uma educação inclusiva

Geral

09/06/2016 01h47

Tour da Tocha

Sobral "ensina" à chama olímpica as "fórmulas" de uma educação inclusiva

Município cearense tem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica superior à meta federal prevista para 2021. Para isso, apostou no fim do analfabetismo, na redução da evasão escolar e na valorização de profissionais

O conceito é garantir que os jovens tenham mais acesso à educação e ao esporte, apostando que este é o caminho para a transformação e inclusão social. Modelo nacional de gestão na educação, Sobral conseguiu nesta quarta-feira (08.06) unir as poderosas ferramentas com o revezamento da tocha olímpica. Ao longo dos 12 quilômetros, o fogo sagrado passou pelas mãos de 62 condutores, entre professores, educadores e esportistas.

Com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superior a meta federal prevista para 2021, a cidade cearense que fica no semiárido apostou, nos últimos anos, na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar e na valorização dos profissionais da educação.

06092016_edilson_1130.jpg
Morador de bairro na zona rural, Edilson Freitas, de 14 anos, estuda em escola integral e diz que teve a vida transformada pela educação. Foi escolhido pelo Unicef para representar todas as crianças do mundo. Foto: Francisco Medeiros/ME

O estudante Edilson Freitas Filho, de 14 anos, é exemplo do esforço. Condutor da chama, o adolescente mora no bairro rural de Aracatiaçu, a 60 quilômetros de Sobral. Ele estuda em tempo integral no Colégio Maria de Lourdes de Vasconcelos e participa do Projeto de Vida, Formação Humana e Protagonismo Juvenil.

06092016_juliana_760.jpg
Destaque nos Jogos Paralímpicos Escolares, Juliana de Lima foi uma das condutoras em Sobral. Foto: Rafael Brais/brasil2016.gov.br/ME

"Quando entrei na escola, aos quatro anos, a gente só tinha quatro horas de aula ao dia. Hoje minha vida mudou, pois além de todo o aprendizado, fui perdendo a timidez e me tornei um líder na escola", conta o cearense, que acredita na educação como futuro do Brasil. "Melhor consertar uma criança frágil que um homem quebrado. Se a gente coloca a criança na escola, mesmo sem estrutura de vida, ela pode se desenvolver e ser alguém na vida. No caso do homem, ele terá poucas chances na sociedade", acredita.

Criado pelos avós maternos, Edilson perdeu a mãe 12 dias após o seu nascimento e do irmão gêmeo Edimilson. Por isso, o condutor dedicou o momento de carregar a tocha para a sua avó. "Quero me tornar professor de Matemática e ajudar ela e toda a minha família. Meu tio parou de estudar para ajudar meus avós quando a minha mãe morreu", lembra. A família de Edilson vive em um assentamento com base na agricultura familiar, com plantações de milho e feijão.

Escolhido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para o revezamento da tocha, Edilson representou todas as crianças e adolescentes do mundo e aproveitou para deixar um recado. "Nunca deixem de estudar e se dedicar, independentemente de onde esteja e das dificuldades. Lutem pelos seus direitos que vocês conseguirão ser alguém na vida".

União perfeita

Referência em Sobral, a Escola Municipal José da Matta e Silva também teve o seu representante no revezamento. O pedagogo e diretor Domingos Sávio disse que a educação e o esporte têm que estar sempre juntos. "O esporte está inserido na educação porque contribui com o desenvolvimento psicossocial de toda criança e jovem. É a união perfeita", explica o condutor que optou por bonificar os funcionários da instituição. "Consideramos que os educadores estão além da sala de aula e contribuem para que a escola tenha bons resultados".

06092016_domingos_savio_760.jpg
Domingos Sávio (D) considera a união entre esporte e educação indispensável para o desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens. Foto: Lorena Castro/brasil2016.gov.br

Natural do Paraná, mas sobralense de coração, a professora de Educação Física aposentada Dináh Azevedo é outra defensora do esporte como ferramenta de inclusão. "O esporte educacional é um instrumento importante de mudança. Ele transforma o ser humano e a comunidade". Os 31 anos dedicados ao ensino na região foram responsáveis pela indicação da educadora para conduzir a tocha. "Vejo como um reconhecimento e gostaria que a tocha trouxesse para o povo um aconchego. Espero que as pessoas entendam o significado desse fogo simbólico que saiu da Grécia trazendo a mensagem de paz e solidariedade", diz.

Dináh foi uma das fundadoras do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e disse que seus ex-alunos também irão carregar a chama com ela. "As novas gerações de professores de educação física passaram por nós e estão todos comigo hoje", afirma a coordenadora estadual do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, entre 2009 e 2014. A mudança para o Ceará aconteceu ainda na década de 80, quando foi convidada para coordenar um núcleo do projeto Rondon - que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Parceira de Einstein

Sobral também é conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. Uma expedição de cientistas promovida pelo Observatório Internacional do Rio de Janeiro escolheu Sobral pelo conjunto de fatores logísticos, como transporte, hospedagem e comunicação via telégrafo com o estrangeiro, além de um fator estratégico: a sombra da lua passa diretamente sobre a cidade.

06092016_planetario_1130.jpg
Um dos orgulhos de Sobral é ter sido palco de experimentos científicos no início do século passado que a ajudaram a mostrar evidências da Teoria da Relatividade de Einstein. Foto: Francisco Medeiros/ME

"A teoria da relatividade é uma das mais profundas respostas do ser humano às dúvidas sobre o universo. O experimento só foi possível graças as gerações anteriores que ajudaram a cidade a crescer. O museu no centro da cidade é a demonstração disso. As gerações futuras devem conhecer esses esforços para que se estimulem a construir um mundo melhor", diz o mestre em Física e diretor técnico científico do Museu do Eclipse na Praça do Patrocínio, Emerson Ferreira.

Para o professor, da mesma maneira que a descoberta do universo mostra o esforço do ser humano para ser melhor e conhecer melhor a si mesmo, os Jogos Olímpicos são outra demonstração desse desejo. "O esporte também proporciona que os jovens descubram e saibam mais sobre tudo", finaliza.

Investimento esportivo

Sobral foi contemplada com um Centro de Iniciação Esportiva (CIE), modelo III, no bairro Dom José. O investimento do Ministério do Esporte para a instalação é de R$ 3,8 milhões. A cidade também tem um atleta contemplado pelo Bolsa Atleta, Milton Ferreira Santana, do Tiro Esportivo.

Rota

Além de sobral, o revezamento passou nesta quarta também por Caucaia, Itapajé, Irauçuba e Forquilha, todas no Ceará. Nesta quinta-feira (9.06), o comboio começa o dia no Ceará e percorre as cidades de Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha até sair do estado e entrar no Piauí por Parnaíba. Está prevista uma visita ao Delta do Parnaíba num passeio da tocha de barco pelo rio até chegar ao encontro com o mar. Ao longo do dia, serão 276 quilômetros e 112 condutores.

Confira o mapa interativo do Tour da Tocha

Lilian Amaral e Lorena Castro, brasil2016.gov.br