Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sérvia "queima a largada" e sofre virada da Suíça em Kaliningrado

Atletismo

22/06/2018 19h43

Copa 2018

Sérvia "queima a largada" e sofre virada da Suíça em Kaliningrado

Vitória por 2 x 1 deixou o Brasil na liderança do Grupo E nos critérios de desempate. Os três times vão para a última rodada com chance de classificação
1 | 5
Shakiri toca entre o zagueiro Tosic e o goleiro Stojkovic para marcar o gol da vitória aos 45 do segundo tempo. Foto: Getty Images
2 | 5
Mitrovic comemora o gol marcado aos cinco minutos de jogo. Parecia o dia da Sérvia. Foto: Getty Images
3 | 5
Suíços celebram a vitória e a ótima posição no grupo: equipe define sua sequência na competição contra a eliminada Costa Rica. Foto: Getty Images
4 | 5
O atacante Mitrovic sobe para marcar o primeiro gol do jogo, aos cinco minutos de partida. Foto: Getty Images
5 | 5
Stojkovic observa, impotente, a bola entrar no lado esquerdo de sua meta após finalização precisa do meia Xhaka. Foto: Getty Images
22062018_gol_suica.jpg
22062018_comemora_mitrovic.jpg
22062018_comemora_suica.jpg
22062018_mitrovic.jpg
22062018_xhaka.jpg

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

A Sérvia entrou em campo contra a Suíça, nesta sexta-feira (22.06) sabendo que uma vitória significaria a vaga antecipada nas oitavas de final. Com isso em mente, a equipe treinada por Mladen Krstajic fez uma blitz impressionante nos primeiros minutos de jogo. Sufocou os suíços, deu um susto com uma cabeçada do atacante Mitrovic aos três minutos e, aos cinco, repetiu a dose sem espaço para erro. O mesmo Mitrovic aproveitou cruzamento preciso de Ivanovic e cabeceou sem chances para o goleiro Sommer.

A vantagem não desacelerou os sérvios, que seguiram pressionando em busca de ampliar a vantagem, pautados especialmente no meia Dusan Tadic, que teve apresentação de alto nível na criação de jogadas, e nas subidas dos laterais Kolarov e Ivanovic. A Suíça se segurou como pôde e, vagarosamente, começou a recuperar terreno. No primeiro tempo, não chegou a criar grandes chances, mas voltou renovada dos vestiários após o intervalo.

Logo aos sete minutos, o meia Xhaka aproveitou uma sobra na entrada da área e acertou uma das mais belas finalizações dessa primeira fase da Copa do Mundo. Com potência e colocação, a bola entrou na esquerda do goleiro Stojkovic para decretar o empate.

Quando a partida se aproximava dos acréscimos, aos 45 minutos, o baixinho e habilidoso Shaqiri, de 1,69m, encontrou forças para receber uma bola em contra-ataque antes do meio de campo e arrancar em direção à meta adversária. Pressionado por um zagueiro e pela saída do goleiro, tocou com categoria e tirou a bola do alcance dos dois: 2 x 1.

» Confira os melhores momentos da partida

"Foi um jogo interessante, para dizer o mínimo. Tivemos uma viagem de montanha-russa aqui. Pessoalmente, depois que fizemos o gol de empate, fiquei eufórico, porque depois daquele primeiro tempo ninguém poderia acreditar que poderíamos reagir. O mais importante é que desenvolvemos uma mentalidade vencedora. Mesmo quando estamos atrás tentamos ser positivos e vencer. Mostramos isso até com o Brasil", afirmou o técnico suíço, Vladimir Petkovic.

"Isso é futebol. Nós não convertemos muitas das nossas chances. Sentimos um pouco o gol de empate. Poderíamos ter segurado a igualdade, mas tentamos sempre ir para o ataque. Infelizmente permitimos aquele gol no finalzinho", disse o treinador da Sérvia, Mladen Krstajic.

22062018_comemora_suica.jpg
Suíços celebram a vitória e a ótima posição no grupo: equipe define sua sequência na competição contra a eliminada Costa Rica. Foto: Getty Images

Rodada decisiva

O resultado deixou o Grupo E, do Brasil, bastante embolado para a última rodada. Pelos critérios de desempate, o Brasil soma os mesmos quatro pontos da Suíça, mas lidera no saldo de gols. A Sérvia tem três pontos, na terceira posição. A Costa Rica, com duas derrotas, está eliminada.

Os jogos decisivos serão disputados na próxima quarta-feira, 27.06, a partir das 15h. O Brasil enfrenta a Sérvia em Moscou dependendo de um empate para garantir a vaga nas oitavas pelo menos em segundo lugar. A Suíça encara a Costa Rica. Para a Sérvia, só a vitória interessa.

"Desde que saiu a chave, muitos pensaram que o Brasil era favorito para vencer o grupo e a Copa. Agora estamos numa situação em que precisamos de uma vitória sobre o Brasil no último jogo e vamos focar e fazer tudo o que pudermos para tentar e vencer. Nada é impossível nessa vida", afirmou o técnico sérvio.

O Grupo E cruza, no mata-mata, com o Grupo F, composto por Alemanha, Coreia do Sul, México e Suécia. O primeiro colocado de um lado pega o segundo do outro. Brasil, Sérvia e Suíça entrarão em campo já sabendo quem serão os classificados e os posicionamentos da Chave F, já que os jogos que definem quem segue adiante serão disputados mais cedo na quarta-feira, a partir das 11h (de Brasília).

Rededoesporte.gov.br