Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sérgio Graciano define convocadas para o Pan-Americano Feminino de Handebol

Atletismo

13/06/2017 17h43

Handebol

Sérgio Graciano define convocadas para o Pan-Americano Feminino de Handebol

Seleção disputa a competição continental de 18 a 25 de junho, em Buenos Aires

O técnico da seleção feminina de handebol, Sérgio Graciano, definiu nesta terça-feira (13.6) as 16 jogadoras que vão defender o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Buenos Aires, na Argentina, de 18 a 25 de junho. A equipe convocada faz seu primeiro teste à noite, às 19h30, em amistoso com Portugal no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo (SP).

O país será representado pelas goleiras Babi e Jéssica; as armadoras Amanda, Bruna, Deonise, Duda e Patrícia; as centrais Ana Paula, Dani Joia e Mayara; as pontas Dayane, Jéssica Quintino, Mariana Costa e Samira; e as pivôs Tamires Anselmo Costa e Tamires Morena de Araújo. A capitã será Babi. A delegação viaja no sábado (17).

314281_709758_img_5962ed.jpg
Sérgio Graciano é o técnico interino da equipe. Foto: Cinara Piccolo/PhotoeGrafia

"Neste primeiro momento, temos que arrumar nosso setor defensivo, fazer com que menos bolas sejam arremessadas pelos adversários e exijam tanto das nossas goleiras. Fizemos as escolhas em função disso. Mas lembramos que nenhuma está fora do processo para próximas convocações. Queremos dar o máximo de oportunidade a mais meninas para que possamos ter uma Seleção Brasileira forte já neste ano e, principalmente, em Tóquio-2020", destacou Graciano.

O treinador, que está no cargo de forma interina até agosto, quando o espanhol Jorge Dueñas assumirá o comando, avaliou as principais características da equipe que vai disputar o Pan-Americano em Buenos Aires na próxima semana. A competição continental dá três vagas para o Campeonato Mundial da Alemanha, em dezembro.

"Ficou um grupo bem aguerrido, com características defensivas bastante boas e que continua com uma transição rápida da defesa para o ataque. Temos uma seleção bacana de se trabalhar, com jogadoras dedicadas. O trabalho está evoluindo, estamos conseguindo implantar algumas novidades na defesa, o que demanda muito treino. Mas as meninas são muito rápidas no raciocínio, inteligentes, e estão absorvendo muito bem."

No último teste antes do Pan, o amistoso contra Portugal, nesta terça-feira (13), o objetivo é construir um placar mais favorável do que no duelo do último domingo (11), quando as seleções se enfrentaram na decisão do título do III Torneio Quatro Nações, com vitória brasileira por 35 a 29. "Além de vencer o jogo, claro, esperamos conseguir ter uma defesa mais sólida, sem tomar tantos gols como tomamos no domingo", finalizou Graciano.

Amistoso internacional - Brasil x Portugal
Data: terça-feira, 13 de junho
Horário: 19h30
Local:Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib
*Av. Kennedy, 1155 - Parque Anchieta, São Bernardo do Campo - SP

Seleção Brasileira Feminina de Handebol
Goleiras - Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria), Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP).
Armadoras - Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC), Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França), Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria) e Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).
Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia), Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP) e Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).
Pontas - Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca), Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).
Pivôs - Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP) e Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).

Comissão técnica
Técnico: Sérgio Luiz Graciano
Assistente técnico: Daniel Suarez (Cubano)
Assistente técnico : Cristiano Rocha
Médica: Pauline Bittencourt
Fisioterapeuta: Marina Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Massoterapeuta: Aparecida Rocha
Supervisor: Álvaro Herdeiro

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)