Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seletiva Olímpica define últimas vagas na Seleção Brasileira de judô para 2019

Judô

10/12/2018 14h33

Judô

Seletiva Olímpica define últimas vagas na Seleção Brasileira de judô para 2019

Atletas que não conseguiram a classificação por meio do ranking nacional ou do internacional lutarão nos dias 12 e 13 de dezembro, em Lauro de Freitas (BA)

A última competição do calendário nacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) de 2018 reunirá grandes nomes do judô brasileiro e novatos em busca das últimas vagas na seleção principal de 2019. Nos dias 12 e 13 de dezembro, 120 atletas lutarão a terceira e última etapa da Seletiva Olímpica - Projeto Tóquio 2020, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA). O número total de vagas disponíveis será divulgado no Sorteio da competição nesta terça-feira (11).

"Essa Seletiva é muito importante por ser a última deste ciclo. É o momento em que a gente começa a fechar o funil para a fase final de definição da equipe olímpica para Tóquio 2020", explica Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ, responsável pelo planejamento da seleção principal.

ChibanaxBrgida2018FotoPauloPintoCBJ.jpg
Foto: Paulo Pinto/CBJ

Tiveram direito de lutar a Seletiva aqueles judocas que terminaram o ano nas posições de 2º ao 9º lugar no Ranking Nacional da CBJ em cada categoria de peso olímpica (Ligeiro ao Pesado). A comissão técnica ainda convocou outros atletas por critérios técnicos.

Por outro lado, foram dispensados da Seletiva, ou seja, classificaram-se diretamente para a seleção, os judocas que lideraram o Ranking Nacional e os atletas da seleção 2018 que se mantiveram entre os 18 melhores do Ranking da FIJ após o Grand Slam de Osaka.

Dessa forma, teremos no tatame de Lauro de Freitas judocas renomados, como os medalhistas olímpicos Sarah Menezes (48kg), Ketleyn Quadros (63kg), Felipe Kitadai (60kg) e Leandro Guilheiro (81kg), tentando se manter na briga pela vaga em Tóquio, ao lado de jovens da nova geração, como os medalhistas no Mundial Júnior deste ano, Renan Torres (60kg) e Michael Marcelino (66kg).

Programação
A agenda da Seletiva Olímpica começa nesta terça-feira (11) com credenciamento, pesagem das categorias masculinas e a reunião técnica, onde Ney Wilson explicará todo o processo de formação da equipe olímpica para Tóquio 2020, além do planejamento para 2019.

As lutas começarão na quarta-feira (12) para os homens, a partir das 9h (horário local), 10h no horário de Brasília. Na quinta-feira (13) será a vez das mulheres no tatame do CPJ nos mesmos horários.

Atletas já classificados para a seleção brasileira sênior 2019

Ligeiro -48kg
Eduarda Francisco (Instituto Reação/FJERJ)

Meio-Leve -52kg
Jéssica Pereira (Instituto Reação/FJERJ)
Eleudis Valentim (EC Pinheiros/FPJudo)

Leve -57kg
Rafaela Silva (Instituto Reação/FJERJ)
Tamires Crude (Instituro Reação/FJERJ)
Meio-Médio -63kg
Alexia Castilhos (Sogipa/FGJ)

Médio -70kg
Maria Portela (Sogipa/FGJ)
Aine Schmidt (Sogipa/FGJ)

Meio-Pesado -78kg
Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ)
Samanta Soares (EC Pinheiros/FPJudo)

Pesado +78kg
Maria Suelen Altheman (EC Pinheiros/FPJudo)
Beatriz Souza (EC Pinheiros/FPJudo)
Camila Yamakawa (Clube Sakurá de Judô/FJMS)

Ligeiro -60kg
Eric Takabatake (EC Pinheiros/FPJudo)
Phelipe Pelim (EC Pinheiros/FPJudo)
Ítalo Carvalho (AD Mazzili/FJM)

Meio-Leve -66kg
Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
Charles Chibana (EC Pinheiros/FPJudo)
Diego Santos (Ass. Judô Ação/FEBAJU)

Leve -73kg
Alex Pombo (Sogipa/FGJ)

Meio-Médio -81kg
Eduardo Yudy Santos (EC Pinheiros/FPJudo)
Guilherme Schimidt (Academia Espaço Marques Guiness/FEMEJU)

Médio -90kg
Eduardo Bettoni (Minas Tênis Clube/FMJ)

Meio-Pesado -100kg
Rafael Buzacarini (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)

Pesado +100kg
David Moura (Instituto Reação/FJERJ)
Rafael Silva (EC Pinheiros/FPJudo)
Jonas Inocêncio (EC Pinheiros/FPJudo)

Fonte: Confederação Brasileira de Judô